sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cacimbas, PB: EMATER recebe técnica de extensão rural e escritório é equipado



Foi realizada na manhã desta quarta 29, uma reunião no escritório de EMATER em Cacimbas, interior do estado, para recepcionar a nova técnica de extensão rural Juliana Gonçalves, que passa a ser responsável por projetos, programas, orientações, acompanhamentos e toda assistência necessária ao homem do campo em suas atividades diárias.

O coordenador regional da cidade de Princesa Isabel, o senhor Hermes, apresentou a profissional e falou de suas expectativas quanto à atuação da mesma frente ao município, segundo ele, os agricultores e produtores rurais sofreram muito ao longo dos anos sem assistência nem apoios.

O secretário de agricultura, Edilson Nascimento, esteve presente para dar as boas vindas à funcionária, para ele, o setor da agricultura ganha em qualidade de assistência técnica, por conhecer o potencial e o compromisso que Juliana imprime em suas ações. “Conheço bem a capacidade da companheira Juliana, recentemente ela concluiu o curso de Ciências Agrárias e está com vontade de trabalhar, o município de Cacimbas ganha com a escolha e os benefícios para os produtores serão imediatos”, relatou o secretário.

Edilson ressaltou a importância das parcerias em seguida fez uma retrospectiva de sua gestão e refletiu sobre os avanços alcançados durante esses três anos em que está a frente da secretaria, ele também falou das principais ações e programas de apoio aos produtores e adiantou outros projetos em andamento.

Ao fazer uso da palavra, Juliana falou de sua satisfação e disse que a função que passa a assumir exige muito esforço e representa para ela um grande desafio a ser superado. A Técnica prometeu dedicação e disse que seu trabalho vai para além do escritório.

“Sou filha de agricultora com muito orgulho, sei dos desafios que tem pela frente para organizar os serviços, mas tenho disponibilidade e pretendo imprimir um ritmo de trabalho próximo aos agricultores e produtores rurais, onde juntos iremos explorar suas propriedades, a fim de descobrir suas potencialidades e indicar os melhores projetos de acordo com cada necessidade e capacidade de cada um”, disse Juliana.

O técnico Hildener Lucena, que responde pelo escritório da EMATER de Matureia, foi elogiado pela visão ampliada e pela forma como vem atuando na região com projetos e programas viáveis para o homem do campo que antes realizavam grandes esforços e, no entanto, obtinham baixa produtividade sem as qualidades ideias. Atualmente com as novas políticas públicas e inovações tecnológicas, os esforços são menores e a produção bem mais avultada dentro de uma escala satisfatória.

Por fim, Edilson avaliou o momento como importante para ampliação dos debates em busca de novas conquistas e lembrou os entraves provocados pelas burocracias. Segundo ele, a sensibilidade do gestor municipal, fez toda a diferença na qualidade de vida dos trabalhadores que antes viviam sem nenhuma perspectiva de vida aguardando a hora de se aposentarem.

“Antes era tudo mais difícil, um criador precisava fretar uma moto, comprar a vacina em Desterro, depois ir a Taperoá que fica a mais de 40 km de distância para comprovar a vacinação, às vezes perdiam a viagem e não voltavam mais, os cadastros ficavam desatualizados e a desorganização era além da conta. Atualmente com muito esforço, o Prefeito Léo faz a doação das vacinas contra raiva e aftosa para os rebanhos de bovinos pelo 3º ano consecutivo, paga o veterinário para vacinar e disponibiliza a equipe para comprovar o procedimento in loco, isso é um privilégio”, relatou o secretário.

No período da tarde os profissionais foram ao Distrito de São Sebastião, onde realizaram um encontro com os criadores das localidades próximas. Na ocasião foi aberta oficialmente a campanha de vacinação 2015, contra a febre aftosa e raiva. Em seguida foi entregue um carro modelo Fiat uno de quatro portas completo, para auxiliar nos trabalhos da Técnica da EMATER.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo em parceria com o governo do estado. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário