quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cacimbas inicia vacinação contra gripe, trabalhos são intensificados para imunizar os grupos prioritários



Vacine- se: Imagem meramente ilustrativa retirada da internet
Teve início em todo o Brasil, na última segunda feira 04/05, a campanha de vacinação contra a gripe, destinada para os grupos prioritários do tipo: crianças de zero a cinco anos de idade, idosos acima dos 60 anos, profissionais da saúde, índios, gestantes, mulheres com até 45 dias de parto, presos, funcionários do sistema prisional, doentes crônicos, a exemplo dos hipertensos, diabéticos, pessoas com obesidade mórbida, problemas respiratórios e outros.

A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Em Cacimbas cidade do interior paraibano, esse percentual representa 1.846 (mil oitocentas e quarenta e seis pessoas desse grupo indicado). Para atingir a meta estabelecida, as equipes de saúde elaboraram um planejamento estratégico e intensificaram os atendimentos de segunda à sexta das 08h00 às 12h00 e das 14h às 17h00.

A campanha se estende até o dia 22 deste mês, sendo que nesta sexta feira (08), acontece o chamado dia “D”, na Unidade Básica de Saúde do Distrito de São Sebastião, já em Cacimbas, os trabalhos serão intensificados no sábado dia (09). A enfermeira Andréia Dias, falou da importância da vacinação na prevenção das doenças como: resfriados, gripes, pneumonia e outros problemas relacionados. 

Segundo a profissional, as vacinas são fabricadas com vírus inativados, tendo como resultado a imunização dos pacientes, bem como o fortalecimento do sistema imunológico dos mesmos.  “A vacina não dói, nem causa reação adversa conforme alguns dizem, pelo contrário, estudos revelam que ela protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B”, afirmou a enfermeira.

As equipes de saúde irão visitar os moradores das comunidades rurais e também aqueles pacientes acamados, a fim de imunizá-los contra as doenças mencionadas. O técnico em enfermagem, Edson Oliveira, falou de suas expectativas quanto à campanha e espera contar com a participação de todos para que a meta seja superada. Ele ainda chamou a atenção da população para ficarem atentos ao calendário de vacinação nas comunidades rurais que acontece da seguinte maneira:

Dia 12 às 08h00, Sítio Minador e regiões próximas, às 13h00 Sítio Retiro; Dia 13 às 08h00, Sítio São Gonçalo de Cima, às 10h30 Sítio Ventania, às 13h São Gonçalo de Baixo;
Dia 14 às 08h00, Sítio Flamengo, às 10h00 no Fundamento de Cima, às 13h00 Fundamento de Baixo. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário