sexta-feira, 22 de maio de 2015

Audiência Pública reúne educadores e membros da sociedade cacimbense para apresentação do Plano Municipal de Educação- PME

Aconteceu na tarde desta sexta feira 22/05, na Escola Municipal Tertulino Cunha em Cacimbas interior paraibano, a 1ª Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação PME 2014-2024. O planejamento que valeu como dia letivo contou com uma pauta consistente, onde teve exibição de vídeos motivacionais de reflexão e depoimentos de especialistas. O documento contém as principais metas e estratégias educacionais para os próximos dez anos.

Participou do evento, o Prefeito Léo Terto, o secretário de educação José Diraldo Gomes, o Subsecretário José Leônidas, a secretária de saúde Geiza da Cunha Alves, o secretário de agricultura Edilson Nascimento, o Secretário de cultura Geraldo Alves, o vereador José Cariolanda, vereador Antônio Márcio, o secretário de planejamento João B. de Queiroz, o ex-prefeito Geraldo Paulino, a coordenadora Rivoneide Gonçalo, o supervisor Arenilson Moura, diretoras escolares, vários professores e demais funcionários.

O encontro foi avaliado pelos presentes, como essencial para a fomentação dos debates educacionais. Na ocasião, foi apresentada a equipe técnica e a comissão responsável pelas ações, os trabalhos tem prazo para serem concluídos e encaminhados à Câmara de Vereadores para se tornar Lei até 24 de junho do ano em curso.

Alguns grupos tiveram a oportunidade de apresentar suas produções e pediram sugestões dos pares, a fim de tornar o plano cada vez mais dinâmico e participativo de acordo com a realidade local, por cada modalidade de ensino. O Prefeito ouviu as propostas atentamente e se dispôs participar de mais eventos na tentativa de atender aquilo que for viável para o município.

“Muitos avanços já aconteceram em nosso município, graças à boa vontade dos gestores, um exemplo é em relação às comunidades quilombolas de Chã, Aracatí e Serra Feia, que conquistaram recentemente o feriado no dia 20 de novembro, precisamos de mais investimentos e conquistas, lei não se discute, se cumpre”, ressaltou o diretor escolar Vamberto Ferreira.

Juliana Gonçalves, explicou toda a estrutura do Plano e relatou às fases que as equipes devem seguir de acordo com determinação do MEC. A educadora também falou dos resultados já alcançados por meio dos seminários e destacou o compromisso dos responsáveis para conclusão dos trabalhos em tempo hábil.

“A dedicação dos responsáveis tem feito toda diferença na elaboração e esclarecimentos das propostas, isso tem evitado gastos desnecessários e consequentemente tem dispensado a contratação de consultorias que desconhecem a nossa realidade. Já explicamos a diferença entre PME e PCCR, onde o primeiro contempla o segundo”, destacou ela.

O secretário de Educação, José Diraldo agradeceu a participação das autoridades, principalmente dos professores e lembrou-se daqueles que estão empenhados na elaboração do PME. Ele refletiu sobre a importância do papel dos educadores na transformação de uma nação e foi enfático na divulgação das ações educativas no sentido de aperfeiçoar os serviços.

“Ninguém é perfeito, se erramos é na tentativa de acertar, estou secretário de educação, a gestão do prefeito dura no máximo oito anos, mas a função de professor que é um sacerdócio é para sempre, a valorização que todos defendemos é em todos os âmbitos, não apenas na questão financeira. Quanto aos valores retroativos de janeiro, o Prefeito Léo, já comunicou que vai repassar neste próximo pagamento”, informou.

Por último, o secretário confessou que mobilizou toda a sociedade cacimbense e os poderes constituídos para participarem dos encontros, porem, algumas representatividades recusaram os convites preferindo ficar de fora dos debates. Mais uma vez deixou de comparecer os vereadores: Cícero Bernardo Cesar, Pedro Martins, o secretário de ação social Antônio Marcos, Taciana Martins.

As demais participações vocês conferem no programa Cidade em Ação deste sábado dia 23 a partir do meio dia na rádio local: www.104fm.amaisouvida.com.br. Nas próximas publicações divulgaremos as modalidades de ensino com seus respectivos representantes. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. 

                                                                                        
                                                                                              SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário