terça-feira, 21 de abril de 2015

Secretaria de Saúde promove palestra para falar sobre a Dengue e seus vetores



A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cacimbas- PB, realizou na tarde do último sábado (18/04), na Sede da CAMEC na comunidade do Monteiro, uma palestra com moradores e associados das diversas localidades do em torno, dentre elas: Lagoa do Campo, Covão, Gavião, Cachoeira, Ventania, Lagoinha, Riacho de Areia, São Gonçalo e Distrito de São Sebastião.

O alerta é contra o mosquito do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue e da febre chikungunya.  Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate as Endemias e Presidentes de Associações foram mobilizados para auxiliar nos trabalhos de sensibilização dos moradores. De acordo com as explanações, ficou constatado que a falta de orientações e cuidados inadequados com o armazenamento de água pode contribuir com o aumento dos focos do mosquito.

Participou da palestra a Coordenadora Epidemiológica do Município Aniely Lima, que levou diversas informações e debateu com os presentes a importância de se combater diariamente o mosquito que vem cada vez mais se proliferando em todo o país. Segundo a profissional de saúde, Cacimbas conta com 9 casos suspeitos da doença, o que é motivo de muita preocupação.

A Coordenadora alertou os participantes e recomendou que em qualquer situação os moradores devem procurar imediatamente os serviços médicos para os devidos procedimentos e foi enfática ao afirmar: “Evitem a automedicação, consulte um médico, pois tal procedimento é altamente perigoso, haja vista que, o uso indevido de alguns medicamentos pode causar sérias sequelas ou até a morte dos pacientes”, alertou Aniely.

A equipe de Saúde levou amostras das fases de vida do mosquito e as pessoas puderam: questionar, interagir e tirar suas principais dúvidas a respeito do assunto. Também foi exibido material contendo informações sobre as diferenças e sintomas entre a Dengue e a febre chikungunya, o processo das doenças é lento e doloroso. O alerta motivou os participantes a se motivarem ainda mais no combate dos vetores.

Aniely destacou a importância em se combater o mosquito com ações conjuntas e revelou: “Se cada um fizer sua parte, essas doenças não iriam nos atingirem, mas o descaso contribui com o surgimento e consequentemente com o aumento dos problemas detectados. No caso da Dengue, basta uma tampinha de garrafa com água para favorecer a infestação dos mosquitos”, relatou.

Na oportunidade, foi apresentada a forma de como fazer o repelente caseiro, sem contra indicação, onde qualquer pessoa pode fazer com matérias simples e de baixo custo, a exemplo do álcool, cravo da índia e óleo corporal, a substância é natural e eficaz por três horas no combate a o mosquito transmissor das doenças acima mencionadas. Outras palestras como essa se faz necessárias serem realizadas nas demais localidades disse Aniely. 

 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário