segunda-feira, 20 de abril de 2015

Prefeitura de Cacimbas e Secretaria Municipal de Educação realizam sorteios de tablets nas escolas



A Prefeitura Municipal de Cacimbas no interior do estado e a Secretaria Municipal de Educação deste município realizaram nos dias 16 e 17 do mês em curso, o sorteio de aparelhos de tablets de 7” polegadas para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino das Escolas Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião e Tertulino Cunha na Sede.

Conforme o prometido durante a campanha de matrículas, foi realizado num primeiro momento o sorteio de 11 equipamentos novos, sendo 4 no Distrito e 7 na cidade, os alunos contemplados em São Sebastião foram:  Bruna Luiza Mendonça da Silva; Lucas Rosa do Carmo; Josenildo dos Santos; Alex Ferreira da Silva, em Cacimbas os sortudos foram: Francisca Nascimento Rufino, Wesdras Alves Carmoso, Ydimilde da Silva, José Eduardo dos Santos Anjos, José Alisson Felipe Alves, Maria Vitória Araújo de Lima e Ana Francisca Feitosa Gouveia. Uma das contempladas se disse surpresa e pensou até que ia desmaiar de tanta emoção.

Os demais tablets serão destinados às Escolas João Heleno de Maria da comunidade de Monteiro e Joaquim Cassiano Alves de Serra Feia, totalizando 15 máquinas. Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios, com os objetivos de estimular ainda mais os usos das novas tecnologias e incentivar uma maior participação dos estudantes nas aulas, diminuindo a evasão e o abandono escolar, bem como, melhorar os índices educacionais com foco era digital que faz parte do mundo globalizado. 

Manuel Amadeus é pai de um dos ganhadores da Escola Tertulino Cunha, segundo ele a escola está de parabéns e acerta em realizar tal ação. “Esse tablet vai ajudar muito a meu filho em seus estudos, ele vai ficar muito feliz assim como eu estou emocionado, pra mim é motivo de orgulho ter ele estudando nessa escola” revelou.

Geraldo Paulino se disse maravilhado com a iniciativa da Prefeitura e da Secretária de Educação e ressaltou “Sem dúvida é um grande incentivo para os alunos, apesar de serem poucos tablets, os que ganharam vão se dedicar mais aos estudos e nunca vão esquecer esses presentes, futuramente poderemos sortear mais ou doar para os alunos outros prêmios. Independente de qualquer coisa o estudo está acima de tudo, apesar de que eu não tive oportunidade, afirmo sempre, quem não tem estudo não vai a lugar nenhum, sempre peço ao Prefeito que priorize a Educação de Cacimbas”, disse Geraldo.

O Supervisor Educacional Arenilson Lima Moura, destacou as parcerias e fomentou o pensamento de que as ações precisam ser concretizadas e abraçadas por todas as escolas numa forma de entendimento e comprometimentos. “O Projeto Aluno nota 10 é um passo importante, tenho certeza que muitos irão se dedicar e procurar ser o melhor que puder”, descreveu. 

Os eventos contaram com as presenças do Secretário de Educação José Diraldo, dos Diretores escolar Vamberto da Silva, Ivânia e Edenice, o subsecretario José Leônidas, além de vários professores, coordenadores, supervisores, pais de alunos, o ex-prefeito Geraldo Paulino que esteve representando seu filho, o Prefeito Léo Terto que se encontrava de viagem, além de vários funcionários das escolas mencionadas.

“Queríamos presentear cada estudante com um tablete, no entanto, os recursos são limitados e nos impede de ampliar essas ações, mas quem sabe num futuro próximo se melhorar as receitas do município se não estaremos realizando este feito inédito para nossos alunos como forma de incentivos e de inclusão digital no mundo da informatização”, destacou o Secretário.

Diraldo aproveitou a oportunidade para divulgar o Projeto do “Aluno nota 10” a ser concretizado no final deste ano, onde os melhores alunos das 14 unidades escolares serão premiados, segundo o seu bom desempenho acadêmico. Os critérios ficará a cargo dos profissionais que em conjunto elaborarão as regras e metas a serem cumpridas pelos estudantes.

A ideia agradou os educadores que elogiaram a iniciativa da secretaria municipal, muitos acreditam que será uma dinâmica inovadora que fará toda a diferença no bom comportamento e desempenho escolar dos alunos. “Enquanto alguns reclamavam da falta de novidades na escola, agora surge esse Projeto para movimentar o ambiente educacional e nós estamos em busca de melhorias para todos, quando temos o apoio necessário melhora ainda mais”, relatou a Supervisora Edivânia.

Já o Diretor Vamberto da Silva destacou a importância dos tablets como forma de diminuir o déficit dos que vivem fora do alcance das novas ferramentas tecnológicas, para ele, os aparelhos servirão de apoio aos estudantes para baixarem programas educativos capazes de auxiliar os estudantes nas suas tarefas escolares diárias.

O supervisor Arenilson Lima Moura também defende esse mesmo raciocínio e acrescenta “Esses instrumentos não servirão apenas para acessar as redes sociais em busca de conteúdos superficiais, mas principalmente servir de base para uma melhor formação cidadã diante das múltiplas alternativas oferecidas pelos programas educativos que servirão de apoios à educação de modo globalizada”, concluiu.

Ainda na tarde da quinta feira 16/04, as equipes foram até a comunidade do Sítio Jardim, onde se reuniram com a professora, merendeira, alunos e pais de alunos da Escola José Cardoso dos Santos. Na ocasião debateu-se sobre os principais problemas e foram sugeridas algumas possíveis soluções.

O Secretário equipou a cantina com alguns pratos, copos, colheres, panelas, tachos, bacias e outros. O Diretor Vamberto que responde por aquele educandário, se comprometeu em estreitar os laços e implantar novas estratégias de trabalho para que a única professora não se sinta isolada das demais nem fique desatualizada das inovações educacionais.  “Atualmente as escolas tem a necessidade de estar interligada no mundo globalizado, por isso devemos estar atentos para orientar nossa equipe e nossos alunos diante de tantas novidades. A Internet também tem essa função e nós vamos explorá-la em nosso benefício”, destacou o Diretor.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOMPMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário