sexta-feira, 17 de abril de 2015

Plano Municipal de Educação de Cacimbas é apresentado e debatido com a Comissão responsável



O Plano Municipal de Educação-PME, foi apresentado e debatido com os membros da Comissão responsável na tarde desta quarta feira dia 15/04, na Escola Municipal Tertulino Cunha de Cacimbas, PB. 

O documento que é complexo é uma exigência do MEC, sua validade é de dez anos, ou seja, vai até 2024, o plano tem a função de nortear e direcionar todas as ações, metas e estratégias educacionais de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB.

As equipes de profissionais da educação defendem uma maior participação de outros seguimentos da sociedade civil organizada, numa forma de dar mais visibilidade e transparências aos trabalhos a serem iniciados em breve.  A Coordenadora Juliana Gonçalves destacou a importância das capacitações para os grupos de estudos e falou dos atrasos na elaboração do PME que tem prazo até 24 de junho do ano em curso para ser entregue, a norma vale para todos os municípios brasileiros.

Muitas dúvidas foram esclarecidas e algumas sugestões anotadas, como forma de contribuição das equipes que foram divididas, segundo as recomendações das instâncias superiores. Para Juliana, é fundamental atualizar as informações e fomentar os debates e as divulgações em todas as plataformas de comunicação possível, numa forma de mobilização conjunta, a fim de alcançar as metas estabelecidas.

O secretário Municipal de Educação José Diraldo Gomes, pontuou as inúmeras dificuldades encontradas no que se refere à mobilização e construção do Plano, diante do curto prazo que resta para se concluir, segundo ele, muitas conquistas também aconteceram graças a o esforço e dedicação de vários profissionais. 

“O Plano precisa ser construído de forma coletiva e participativa, somos nós que conhecemos bem as nossas demandas. Em breve vamos realizar as assembleias públicas com todos os educadores, poder público, igrejas, vereadores, associações comunitárias, secretarias municipais e demais representatividades da sociedade civil organizada”, destacou o Secretário.

Segundo Diraldo, os convites foram protocolados com todas as lideranças, porém alguns faltaram sem justificativas, já o Presidente do Sindicato Municipal, Rogério Ferreira Terto, se recusou a participar das reuniões. Outros nomes que foram convidados e não compareceram no encontro foram: Edilson Nascimento, Maria Luciete, Cícero Bernardo César, Pedro Martins, Cícero Sherdan, João Batista B. Queiroz, Auriete Venâncio, Juciária Araújo, Maria Helena, Gilberto Nunes, Antônio Marcos, Taciana Martins e Aniely Lima.

Estiveram presentes 24 representantes dos diferentes setores, sendo eles: José Diraldo Gomes, Juliana Gonçalves, José Leônidas, Inês Soares, Claudevânia dos Santos, Geiza da Cunha Alves, Olavo Silva, Vamberto da Silva, Ivânia, Socorro Teodósio, Rivoneide Gonçalo, Vanderlúcia Rosa de Lima Cavalcante, Arenilson Lima Moura, Gilva da Cunha Alves, Adelita de Brito, Edivânia Alexandre, Sônia Maria, Maria Neuma, Maria de Fátima Messias, Tereza Rodrigues, Verônica de Fátima, Luciana Bezerra e Lucélia Marques.

“Toda a construção do Plano será flexível, podendo sofrer alterações de modo organizado. iremos elaborar uma agenda de atendimentos itinerantes para os demais setores, contamos com ideias e conteúdos sistematizados para consolidar os resultados de acordo com o Plano Estadual e o Plano Nacional de Educação”, revelou a coordenação.

Foi montada a equipe técnica para elaboração das propostas de trabalho, onde ficou a frente: Vamberto da Silva, Rivoneide Gonçalo, Verônica de Fátima, Inês Soares, Maria Neuma, Arenilson Lima Moura, Juliana Gonçalves, Geiza da Cunha, Olavo Silva e Fágnea, de acordo com as modalidades educacionais:
 
Educação Infantil, Educação do Campo, Educação Especial, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Educação Fundamental, Educação Superior, Ensino Médio, Gestão Escolar, Financiamento da Educação, Legislação e Redação, Educação Profissionalizante, Valorização dos Profissionais do Magistério.

“Antes, as maiorias dos municípios contratavam consultorias especializadas para preparar seus projetos de modo incoerente, fora do contexto das comunidades daquela região. As orientações são importantes, mas cada um que sabe da realidade local é quem deve participar da construção do documento para o bom desenvolvimento das Políticas Públicas de Ensino e a manutenção dos recursos e Programas”, lembrou Juliana. O próximo encontro da comissão para discussão das metas gerais e ampliação dos debates, será em 24/04, a partir das 08h00 no mesmo local.  

 
 
 

 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário