segunda-feira, 27 de abril de 2015

Equipes de profissionais voltam se reunir para elaboração do PME de Cacimbas



A segunda reunião referente à estruturação do Plano Municipal de Educação- PME, aconteceu durante a última sexta-feira (24/04), na Escola Municipal Tertulino Cunha em Cacimbas no interior do estado, com os objetivos de estudar as propostas, debater as metas e estratégias e consolidar os resultados do PME do município a cima mencionado.

Apesar da ampla divulgação e mobilização feitas em programas de rádios, internet, reuniões e órgãos públicos, ainda se notam uma baixa frequência por parte de muitas representatividades, o que poderá ocasionar em atrasos na conclusão dos trabalhos que tem prazos estipulados pelo MEC, até 25 de junho do ano em curso.

Neste segundo momento foram analisadas algumas metas e resultados que foram inseridos no plano, com base nos instrumentos disponibilizados nas escolas e secretaria municipal de educação, sendo: as propostas pedagógicas, estatísticas, resultados dos programas e projetos educativos, dentre outros. Também teve a identificação da problematização no âmbito educacional, através de vários debates e discussões das metas e estratégias propostas.

“Os resultados do PME em Cacimbas, poderiam está bem mais adiantados se todos os envolvidos no processo de construção levasse o compromisso a sério, mas a falta de planejamento e responsabilidades de alguns, pode atrasar a conclusão do plano em tempo hábil e implicar em prejuízos para o município”, disse a educadora Gonçalves.

Juliana destacou a importância das capacitações dos grupos de estudo e defende o intercâmbio com outros setores competente, segundo ela, a contratação de Consultoria para orientar e acelerar o processo de elaboração do PME se faz necessário, haja vista o distanciamento entre a Secretaria e as demais representatividades, bem como o pouco tempo que resta para sua finalização.

Estiveram presentes no encontro: Arenilson, Lima Moura, Juliana Gonçalves, Gilva da Cunha Alves, Luciana Bezerra, Inês Soares, Vamberto da Silva, Gildete Heleno, Olavo Silva, Socorro Teodósio, Edivânia Alexandre, Claudevânia dos Santos, Rivoneide Gonçalo, Tereza Rodrigues e Maria de Fátima Messias.

“Nada acontece por acaso, tivemos uma discussão ampla, porque muitos pontos que não estavam na pauta vieram à tona, os resultados foram satisfatórios, mas poderia ser bem melhor se tivesse uma maior participação. Essas pessoas que até agora não compareceram a nenhuma das duas reuniões já realizadas, poderão ter dificuldades de acompanhar os trâmites do projeto, por isso faço um apelo para que venham no próximo encontro marcado para 7 de maio as 8h00 no mesmo local”, explicou Juliana.

Pessoas que faltaram as duas reuniões sem justificar suas ausências foram:

Rogério Ferreira Terto, presidente do sindicato que se recusou em participar, Edilson Nascimento, Cícero Bernardo César, Pedro Martins, Cícero Sherdan, João Batista B. Queiroz, Auriete Venâncio, Juciária Araújo, Maria Helena Luiz, Gilberto Nunes, Antônio Marcos, Taciana Martins, Aniely Lima e Maria Luciete, esta última por ser suplente deve participar na ausência do seu titular.

“Vamos elaborar um documento coletivo que será assinado pelos presentes, o qual será destinado a Secretaria de Educação, exigindo a participação dos demais nomeados por meio de portarias e destaca as principais reivindicações do grupo. O envolvimento de todos é fundamental para a construção do plano que deve ser democrático e participativo. Temos que cumprir com as responsabilidades assumidas, principalmente as instâncias superiores”, ressaltou a educadora. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo:  Administração Prefeito Léo Terto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário