quinta-feira, 12 de março de 2015

Secretaria de Saúde espera que Paraíba imunize 100 mil meninas contra o HPV



Na Paraíba, a estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 100 mil meninas com idades entre 9 e 13 anos sejam vacinadas contra o HPV, vírus responsável por provocar o câncer do colo do útero. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o público-alvo da vacinação contra o vírus HPV nas unidades de saúde paraibanas e do todo o Brasil foi ampliado.

O Sistema Único de Saúde incluiu doses da vacina contra o vírus no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 9 a 11 anos. Desde o ano passado, adolescentes de até 13 anos passaram a ser vacinadas. Agora, com a ampliação da faixa etária, as meninas mais novas também podem receber, regularmente, a primeira dose e seguir o esquema vacinal, composto por mais duas doses - a segunda, a ser tomada seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira.

A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde da Paraíba, Isiane Queiroga, explica que a vacina contra o HPV está disponível para as meninas de 9 a 11 anos e também para todas as adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. “Nós avaliamos que a dificuldade que nós tivemos foi com relação aos eventos adversos que saíram na mídia e isso prejudicou muito a adesão dessas adolescentes para a segunda dose. Mas no estado mesmo, nós não tivemos casos de eventos adversos graves que inviabilizasse isso", disse.

Isiane disse ainda que houve aceitação na primeira dose e os próprios pais incentivaram, levando as adolescentes para vacinação. "Nós orientamos que, se ela tomou a primeira dose, provavelmente ela não vai ter reação na segunda dose. Então, a gente chama essas adolescentes para que elas completem o seu esquema vacinal e assim elas estejam protegidas e protejam o companheiro que elas venham a ter futuramente”, explicou

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforçou aos pais das jovens que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura. "A vacina é segura, garantida pela Organização Mundial de Saúde [OMS]. Não há registro de acidentes graves, de óbitos, por uso dessa vacina. Portanto, é uma vacina que conta com toda segurança e é por isso que nós estamos apelando a todos os pais, responsáveis, que cumpram o seu papel. Deem a oportunidade a suas filhas escreverem uma nova história que milhares não tiveram a oportunidade de fazer ao longo da sua vida por não ter uma tecnologia tão segura como a vacina do HPV disponível para proteger", enfatizou.

Este ano, o Ministério da Saúde recomenda à secretaria estadual de Saúde da Paraíba e às administrações municipais que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina contra o HPV, quando mais de 99 por cento das meninas de 11 a 13 anos do estado foram vacinadas.

Portal Correio com Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário