sábado, 28 de março de 2015

Saúde: Município de Cacimbas adere ao programa de combate ao tabagismo




Mais um Programa é abraçado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cacimbas no interior da Paraíba, tratasse do Programa de combate ao tabagismo completo, denominado de “Parar de Fumar”. Divulgado em primeiríssima mão na tarde da última quinta feira (26/03), pela Coordenadora Epidemiológica Aniely Lima, a meta é ajudar as pessoas dependentes da nicotina a se livrar desse mal.

A princípio, vai ser beneficiado diretamente cerca de 60 pessoas, esse número poderá dobrar dependendo das demandas e interesses dos. Segundo a Coordenadora, a nicotina é uma substância potente presente nos cigarros, charutos, cachimbos e similares, por ser uma droga causa dependência química com agravamento na saúde dos fumantes ativos e passivos. 

Cacimbas possui um sistema de saúde privilegiado por fazer adesão a todos os Programas, esse foi mais um celebrado com o município desde o ano passado, ainda não havia se iniciado, porque os médicos que vão manipular e prescrever os tipos de medicação precisa passar por capacitações.

O tratamento passa por quatro etapas, onde a primeira é tratada com comprimidos, a segunda com pastilhas, a terceira com adesivos e a quarta será com as equipes de multiprofissionais, sendo eles: psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educador físico e outros responsáveis pelas terapias de grupo que vão esclarecer o público alvo, desmistificando os mitos relacionados ao tema.

“É angustiante ver as pessoas querer largar o vício e não conseguirem, só quem passa por situações do tipo sabe do sofrimento, quem desejar se livrar dos males provocados pelo cigarro, basta nos procurar para iniciar o tratamento em breve, a hora é agora, daremos total apoio aos pacientes durante o tratamento, pois queremos ver nossa população saudável”, relatou Aniely.

Campanhas serão intensificadas e disseminadas nas escolas, Praças, feiras livres, associações, Rádio e outros canais. Quem desejar ingressar no tratamento contra o tabagismo deverá procurar seu Agente Comunitário de Saúde e comunicar do seu interesse. As equipes irão participar das capacitações no dia 08 de abril. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo promovendo saúde: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC/Imagem ilustrativa da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário