sexta-feira, 13 de março de 2015

Paraíba tem mais de 450 mil fumantes e 354 mortes em decorrência do cigarro



O número de fumantes na Paraíba é de 453,5 mil pessoas, representando ainda 11,5% da população do Estado e em decorrência do vício 354 pessoas morreram somente no ano passado de câncer de pulmão, segundo estimativa do Ministério da Saúde. Em João Pessoa são 89,7 mil pessoas que ainda são tabagistas.

De acordo com os dados do MS, baseados no Pacto pela Saúde, o número de mortes por câncer de pulmão provocado na maioria das vezes pelo cigarro vem crescendo nos últimos três anos. Em 2012 foram registradas 333 mortes e em 2011 foram 273. Do total de mortes do ano passado, 158 foram registradas em João Pessoa. Já em 2012, a capital registrou 119, e em 2011, 112 das mortes.

Para quem quer deixar o vício do cigarro e viver com mais saúde, o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo está funcionando oferecendo serviços de apoio em pelo menos 196 municípios da Paraíba. Esse apoio é encontrado nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), entre outros centros de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em menos de um mês de acompanhamento, pacientes abandonam o cigarro. Para conscientizar a população para a prevenção e o tratamento, o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, promove neste sábado (14), das 7h30 às 11h, no Busto de Tamandaré, na Orla de João Pessoa, diversas atividades.

Trata-se do 'Dia Estadual de Combate ao Tabagismo' que acontece neste domingo (15). Serão oferecidos testes de espirometria (mede a função pulmonar); fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono); exposição de peças anatômicas (pulmão); atividades físicas, escultura na areia, panfletagem, etc.

As novidades da programação deste ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador). Ainda será divulgada a Lei Nacional Antifumo, que proíbe fumar em ambientes fechados, de uso coletivo, ou parcialmente fechados. 

Por não existir níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro são proibidos até fumódromos. Como forma de promover práticas para uma vida saudável, será realizado um aulão de alongamento e aeróbica, com educadores físicos, do programa municipal “João Pessoa Vida Saudável!” e um circuito onde serão realizadas várias atividades físicas na areia, orientadas por profissionais.

As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Conselho Regional de Medicina (CRM); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba; Liga Acadêmica de Pneumologia (LAP-PB); Facene/Famene e os planos de saúde: Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário