segunda-feira, 23 de março de 2015

Mobilização: Equipes da saúde desenvolvem ações em feira livre e chamam a atenção de populares em relação a Dengue e a Febre Chikungunya



Aconteceu na manhã deste domingo (22/03) na feira livre da cidade de Cacimbas interior da Paraíba, um conjunto de ações desenvolvidas através da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal desta localidade. 

O evento contou com as participações de Agentes de Combates as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Secretária Municipal, Coordenadora da Atenção Básica, Supervisor de Área, Enfermeira, Assistente Social, Técnicas de Enfermagem, Vereadores, Estudantes e diversos populares.

Os profissionais envolvido na Campanha de Combate a Dengue e a Febre Chikungunya, estavam devidamente fardados e identificados, na ocasião distribuíram panfletos explicativos, exibiram faixas e cartazes, proferiram palestras, discursaram e debateram com a população sobre a situação dos índices em Cacimbas e em outros municípios da região.

“Estamos dispostos a promover saúde e melhorar a qualidade de vida da população em geral, realizar um evento desse em feria livre, tem uma enorme importância porque é algo diferenciado que conta com pessoas de todas as localidades, esperamos que as pessoas procurem nossos serviços e levem a sério as informações repassadas, assim teremos a certeza de dever cumprido com o compromisso das equipes”, destacou Aniely Lima durante Programa de Rádio no dia anterior.

Já a Secretária de Saúde Geiza da Cunha Alves, destacou a importância do trabalho integrado com todas as equipes e a sociedade civil organizada, no que se refere aos cuidados com os reservatórios e recipientes de água, a fim de combater as infestações dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores das doenças acima mencionadas.

Apesar das chuvas irregulares nessa época do ano, o período de clima quente é propicio para a proliferação dos mosquitos que precisam de locais húmidos e aquecidos para se reproduzir rapidamente espalhando medo e oferecendo riscos às pessoas principalmente, crianças, idosos e doentes crônicos que possuem baixa imunidade.

Como os Agentes de Vigilância Ambiental, visitam as residências a cada dois meses e o larvicida (produto colocado nos reservatórios de água), tem um período de eficácia curto no combate à larva dos mosquitos dependendo da fase destes, a responsabilidade maior fica por conta dos próprios moradores que precisam cuidar dos seus recipientes e dos terrenos baldios com pequenas ações de combate aos insetos. 

“As equipes se dedicam ao máximo em prol do bem comum, nossa meta é diminuir os índices e estender essas ações para o Distrito de São Sebastião, embora muitos já saibam como prevenir as doenças, é importante alertar os moradores e sanar suas dúvidas, temos a missão de trabalhar sobre a Dengue o ano todo. Realizar uma Campanha educativa em parceria com as escolas, o poder público e sociedade civil é fundamental, mas de nada adianta se as pessoas não fizerem sua parte”, finalizou Aniely Lima.

No dia anterior a mobilização, Aniely Lima, Geiza da Cunha, e Wilson Couto, participaram de um Programa de Rádio local, “O Cidade em Ação”, onde interagiram com os ouvintes, explicaram sobre o movimento, explicaram as ações que vem sendo desenvolvidas no combate a Dengue e aproveitaram para convidar a todos para prestigiarem os serviços ofertados pela Secretaria e Prefeitura na feira livre do domingo.

 
 
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário