terça-feira, 3 de março de 2015

Médica e Secretária de Saúde se apresentam a população do Distrito de São Sebastião; as equipes debatem sobre a saúde do Município de Cacimbas, PB



A Doutora Patrícia Garrido do PROVAB, contratada pela Prefeitura Municipal de Cacimbas interior do estado, através do Programa Mais Médico, se apresentou na manhã desta segunda feira dia 02/03, no Distrito de São Sebastião deste município, onde foi recepcionada com entusiasmo por todos.

A profissional de saúde foi recebida com festa pelas equipes que compõem o PSF daquela região, a exemplos de: Enfermeira, Técnicas de Enfermagem, Odontóloga, Diretora, Auxiliares, Pessoal de apoio, Agentes Comunitários de Saúde e a nova Secretária de Saúde Geiza da Cunha Alves que também se apresentou as equipes.

A médica falou de suas expectativas de trabalho, pediu apoio junto às categorias ali representadas e se mostrou entusiasmada apesar de ter identificado muitos desafios a ser enfrentados. Segundo ela, essa será uma nova experiência em sua vida profissional que a mesma pretende ajudar e a o mesmo tempo aprender junto às equipes. Patrícia vai atuar quatro dias por semana, sendo: segunda, quarta, quinta e nas sextas, o que é uma conquista para o município.

“Cacimbas é um lugar privilegiado, pois conheço alguns municípios que tem estradas em péssimas condições, os transportes são precários, falta médicos, remédios e agora em São Sebastião ter médica quatro dias na semana é um avanço muito importante”, destacou Dos Anjos que é Agente Comunitária de Saúde da comunidade de Monteiro.

A Enfermeira Úrsula Erika, enumerou várias dificuldades e destacou a importância do trabalho integrado em parceria com todos os profissionais principalmente os Agentes de Saúde que desempenham a função educativa e preventiva, no tocante as visitas, divulgações das campanhas e ações da Unidade Básica de Saúde, bem como, aos cadastros e atualização das informações que são inseridas no Sistema.

Para Úrsula, faltam apenas melhorar a comunicação interna entre todos os seguimentos, assim como, a agilidade em algumas solicitações referentes a exames, transportes, equipamentos e materiais de trabalho, sem os quais os trabalhos se tornam inviáveis. Ela também defende uma maior participação e ampla divulgação por parte do Conselho Municipal de Saúde.

“Faltam esclarecimentos e até a compreensão destes pacientes com casos simples, alertamos para que antes deles ir a outros Hospitais de maiores complexidades que primeiro passem pelas Unidades mais próximas, se não tiver médicos, ai sim eles podem seguir viagem. vai evitar deslocamentos, o transporte que seria usado já pode servir para outras situações mais necessárias, além de outros benefícios e controle”, alertou a Enfermeira.

Dos Anjos que é A.C. S. de Monteiro segue o mesmo raciocínio e se prontificou em levar as discussões para debater com as comunidades durante as reuniões das Associações Comunitárias do setor onde atua. Maria do Céu que também é A. C. S. se prontificou em ajudar e cobrou mais proximidade da população no melhoramento dos trabalhos.

Segundo Céu, muitos moradores cobram a presença professor do NASF, Rogério Rocha, para práticas de atividades físicas, a Agente destaca a necessidade de voltar a trabalhar as campanhas educativas de prevenção às doenças e promoção a saúde, numa parcerias com as escolas e comunidades rurais, a partir de palestras que tratem dos temas: Dengue, DSTs, Vacinas, Tabagismo, exames, medicamentos de uso contínuo, planejamento familiar, saúde bucal, verminose, Cartão SUS, dentre outros.

Ao se apresentar, Geiza falou de suas experiências profissionais e se colocou a disposição dos servidores todos os dias e horários da semana para que a procure quando houver necessidade, a fim de buscarem as melhores soluções para os problemas detectados, a mesma fez anotações de todos os pedidos e prometeu encaminhá-los aos setores competentes.

Geiza avaliou o encontro como produtivo e de suma importância para conhecer as demandas do município. “Quem mais gratifica nossos serviços é a população com seu reconhecimento pelas ações desenvolvidas, não basta apenas pensar no dinheiro e sim na satisfação profissional, vou me dedicar exclusivamente a essa função que me foi confiada, serei a coordenadora para acompanhar de perto cada caso e pretendo programar os atendimentos na zona rural, assim que me situar”, relatou a Secretária.    


Neide que é Diretora da UBS Maria das Neves, deus as boas vindas à Médica Patrícia Garrido e falou da satisfação de ter uma excelente pessoa trabalhando naquela Unidade Básica, em breve será inaugurada a Sala de Vacinas o que vai ajudar as profissionais e as famílias evitando muitos deslocamentos e atrasos.

Durante a reunião de recepção, também foi explicado sobre os benefícios da Farmácia Básica que oferece medicamentos gratuitos para os pacientes com doenças crônicas do tipo: hipertensão, diabetes, transtornos psicológicos dentre outros que sejam cadastrados.

Outros casos que chamam a atenção das equipes é o fato de muitos usuários procurarem outros Centros de Atendimentos de grandes complexidades, a fim de resolverem problemas simples que seriam solucionados nas Unidades locais, o que demanda gastos desnecessários e superlotação destes Hospitais. Ouçam nossas entrevistas e saibam mais no nosso Programa de Rádio o Cidade em Ação aos sábados a partir do meio dia na 104 fm de Cacimbas. O link é: www.104fm.amaisouvida.com.br fones: 3476-1007 ou 9865- 1868. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Adminisração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário