sábado, 28 de março de 2015

Cacimbas, PB: Profissionais da saúde se reúnem para debater diversos assuntos



Profissionais de saúde das diferentes categorias que atuam nas comunidades rurais, no Distrito de São Sebastião e na Sede do Município, se reuniram durante assembleia pública durante todo o dia desta quinta feira 26/03, na Escola Municipal Tertulino Cunha de Cacimbas no interior da Paraíba.

Com o objetivo de debater sobre os vários Programas do Ministério da Saúde, os serviços básicos a serem ofertados a população, Ponto eletrônico para os funcionários, horários e formas de atendimentos, além da necessidade de aperfeiçoamento das instalações dos setores, tanto para os usuários, quanto para os servidores.

Uma equipe da 6ª Gerência Regional de Saúde da cidade de Patos e representantes da Secretaria Estadual de Saúde esteve presente, na ocasião foram realizados debates com os grupos, onde foram constatadas contribuições para os mesmos, no que se refere aos trabalhos de rotina.

Sabemos das inúmeras dificuldades e temos a certeza dos desafios a serem enfrentados, porém, não podemos desanimar e sim buscar as melhores condições para prover saúde de qualidade, essa é nossa meta principal, temos ainda que analisar e avaliar melhor nossos trabalhos e as formas de atuação, fazendo sempre o que nos é recomendado pelos setores competentes, disse uma profissional.

Dentre os principais assuntos foram abordados sobre a Dengue, chikungunya, raiva animal e a escassez de soros antirrábicos e vacinas, bem como da necessidade de alimentar os sistemas eletrônicos com informações atualizadas, falou- se ainda a respeito das doenças provocadas pela água contaminada do tipo; diarreias, hepatites, infecções e outras, que passarão a receber atenção especial, através do Programa Cis Água.

O Cis Água irá monitorar e cadastrar todos os mananciais responsáveis pelo abastecimento, assim como os carros pipas, a fim de garantir água potável de qualidade para a população. Os Agentes de Combate as Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde foram aplaudidos, pelo bom Trabalho que vem realizando com total dedicação de forma preventiva junto às famílias.

A secretária Municipal de Saúde Geiza da Cunha Alves, avaliou o encontro como positivo de muito entrosamento e aprendizado das duas equipes, para ela, as informações repassadas pelos profissionais das instâncias superiores, foram fundamental no tocante a demanda do município de Cacimbas. “Tais ações precisam ser ampliadas e disseminadas através das parcerias, para o conhecimento dos usuários que são os principais interessados nos serviços”, destacou a Secretária. 
 
Segundo Gercino Costa, as escolas tem papel preponderante no combate dos problemas de saúde e no envolvimento nas campanhas educativas e preventivas. “Planear as ações e discutir os problemas com a população é um passo importante, a chegada das chuvas foi uma bênção, porém os cuidados devem ser redobrados com os focos dos mosquitos que tende a aumentar nesse período”, disse.

A Enfermeira Andréia Dias, se mostrou satisfeita com os resultados do evento e pontuou: “Essa capacitação serve de reflexão e aprendizagem para todos os envolvidos, a união entre as equipes é algo extraordinário, buscamos nos capacitar cada vez mais, sempre visando o bem estar, a saúde de qualidade da nossa população. Uma preocupação recorrente é a automedicação realizada por algumas pessoas desinformadas, que desconhecem os riscos e os efeitos colaterais”, alertou a Enfermeira.

A coordenadora Epidemiológica do Município, Aniely Lima, tratou dos desafios e se mostrou bastante motivada para desenvolver as próximas ações de combate as doenças que possam vir a ameaçar a população.Esse foi um passo importante dos muitos que daremos rumo à saúde de qualidade para o nosso município, é notório que todos saíram bem informados, isso fortalece nossas equipes que são motivos de orgulho”, frisou a Coordenadora.

Confiram outras informações e mais fotos e entrevistas em: www.cacimbas.pb.gov.br e também no Cidade em Ação ao meio dia todos os sábados na Rádio 104,9 FM de Cacimbas no link: www.radio104fm.amaisouvida.com.br Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo; Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário