sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Secretário de Agricultura realiza Assembleia pública para debater com a população sobre o abastecimento de água na região do Distrito de Cacimbas



O Secretário de Agricultura do Município de Cacimbas no interior do estado, Edilson Silva Nascimento, realizou na tarde desta quinta feira dia 12/02, na Sede da Associação Comunitária do Distrito de São Sebastião e Sítios vizinhos uma Assembleia Pública envolvendo diversas representatividades, a exemplo: Presidentes de Associação, líderes religiosos das Igrejas católicas e evangélicas, Agente de Endemias, funcionários da saúde, educadores e diversos moradores do setor.

Edilson falou dos desafios e das inúmeras dificuldades para mapear as comunidades e realizar o cadastramento das famílias que serão contempladas com o abastecimento da água vinda de Jurú, através de 12 caminhões da Operação Pipa do Exército, sendo pelo menos 20 litros de água diários por pessoa. O Secretário falou da experiência de outros setores que já vem sendo contemplado e que tem dado certo.

O Líder Comunitário João Batista, falou do seu trabalho diário e pediu a compreensão dos moradores para estes respeitarem as regras dos programas, segundo ele, as pessoas devem ajudar na fiscalização e até nas denuncias caso haja alguma prática que considerem injustas. Já o morador José Galdino, sugeriu que os responsáveis fizesse o abastecimento porta a porta como a Prefeitura faz e que cada residência receba pelo menos dois tambores de 200 litros e não apenas um.

Para Edilson, debater com os moradores é fundamental, já que são eles quem conhece suas realidades o que permeia as relações e evita erros ou decisões impostas. O Diretor Vamberto da Silva seguiu o mesmo raciocínio e defende uma maior quantidade de água por família, ele se referiu a suspensão das festas de carnaval pela Prefeitura para priorizar o abastecimento de água no município, o gestor pediu mais participação e empenho das lideranças e autoridades em relação a os problemas listados.
A população se mostrou bastante participativa, na ocasião sugeriram, opinaram e tiveram suas dúvidas esclarecidas, além de algumas sugestões que foram anotadas para análise e encaminhamentos no tocante ao abastecimento nos tambores e não nos pontos estratégicos apontados conforme havia sido proposta inicialmente, a decisão cabe à equipe do Exército.

O Pastor da Assembleia de Deus discursou sobre a importância da união dos moradores e destacou as parcerias do poder público para somar esforços e garantir o abastecimento da população, o religioso pediu cautela no uso da água numa forma de economia, ele ainda falou que de acordo com sua experiência, dificilmente os “pipeiros”, vão querer abastecer nos tambores, mas que não custa tentar.
 
“A nossa pressa é a chegada da água, porque a situação tá feia, a gestão da água depende da educação do povo, quem não se adequar poderá ser descredenciados, se antes tinha dez carros pipa pela Prefeitura, agora vai se fortalecer com um total de 50 carradas por semana, vamos somar os recursos, porque só quem pode resolver o problema é Deus, mas estamos nos esforçando para amenizar o sofrimento das pessoas. Vamos encaminhar as propostas apresentadas aqui e fazer um processo participativo ouvindo o povo”, relatou o Secretário.

“Já fizemos todo o mapeamento dos setores que serão contemplados na região do Distrito em parcerias com os Agentes de Endemia, Agentes de Saúde e voluntários, toda a proposta está montada para ser encaminhada para o setor responsável do Exército, onde estamos solicitando o abastecimento”, completou.

Nesta sexta 13/02, a equipe da secretaria de Agricultura já iniciou o cadastramento das famílias e indicou os pontos que cada uma deve procurar sua água que será colocada nos próximos dias. A matéria completa com as falas vocês conferem no Programa Cidade em Ação que vai ao Ar neste sábado dia 14, a partir do meio dia. Saiba também em: www.radio104fm.amaisouvida.com.br ou ainda em: www.cacimbas.pb.gov.br







                                                                                                     SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário