sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

População rural comemora decisão judicial que mantém unido o Município de Areia de Baraúnas



Os cidadãos do Município de Areia de Baraúnas (PB), precisamente as comunidades rurais do Sítio Serafina, Agreste, Seio de Abraão e Bonito, estão comemorando a decisão judicial que mantém as referidas áreas rurais pertencentes ao município, pois a gestão da prefeita Dequinha Mineral (PSDB) havia abandonado as comunidades alegando não pertencerem à cidade.

A ação popular contra o Município de Areia de Baraúnas foi encabeçada pelos cidadãos Cristóvão Victor de Almeida e José de Arimateia dos Santos, tendo como advogado Taciano Fontes, em nome da comunidade que estava sendo prejudicada nos serviços essenciais de saúde, educação, assistência social, dentre outros, devido a questões consideradas injustificáveis para tal ato administrativo por parte da gestão.

A decisão da 5ª Vara da Comarca de Patos, através do Juiz de Direito Dr. Ramonilson Alves, foi de que os serviços e as responsabilidades administrativas do Município de Areia de Baraúnas fossem restabelecidos, pois a gestão da prefeitura alegava que os sítios Serafina, Agreste, Seio de Abraão e Bonito pertenciam aos municípios de Taperoá e Salgadinho.

Em determinado trecho da decisão, diz o magistrado: “Bem, os fatos comprovados evidenciam que, desde a criação do Município de Areia de Baraúnas- PB (em 1994) e até o ano de 2012, as comunidades rurais Sítios Serafina, Agreste, Seio de Abraão e Bonito sentiam-se pertencentes ao citado município e desde recebia toda assistência de serviços públicos, como educação e saúde. Nuca houve qualquer dúvida ou questionamento”.

Em outro trecho, acrescenta o magistrado: “Com base em informações oficiosas e não emanadas do órgão constitucional competente para definição territorial dos municípios paraibanos e por razões desconhecidas – mas seguramente não legítimas – o primeiro demandado pretendeu inverter uma realidade pública fático-histórica e cessou a prestação de assistência pública às populações das comunidades mencionadas”.

Na conclusão da sentença, o magistrado determina que o Município de Areia de Baraúnas-PB garanta todos os serviços e programas sociais púbicos aos moradores das comunidades/sítios Serafina, Agreste, Seio de Abraão e Bonito. A decisão cabe recurso, mas o advogado Taciano Fontes acredita que a atual gestão do Município de Areia de Baraúnas não fará, pois os fatos que fundamentaram a decisão são irrefutáveis.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário