sábado, 21 de fevereiro de 2015

Município de Cacimbas recebe médica e reforça o atendimento a população




A Secretaria Municipal de Saúde de Cacimbas, no interior da Paraíba, recebeu na manhã desta quinta-feira, 19/02, na Unidade Básica de Saúde Maria Nazaré da Cunha, mais uma profissional que passa a integrar a equipe do PSF. A médica Drª Patrícia Garrido, tem nacionalidade brasileira e faz parte do Programa Mais Médico do Governo Federal em parceria com o MS e os municípios. 

Patrícia foi recebida com honrarias por toda a equipe daquela Unidade: Fisioterapeuta, Agentes de Combates as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira, Técnicas de Enfermagem, Odontólogo, Coordenadora da Atenção Básica, Secretária, além de populares que comemoraram a chegada da Médica, que vai atuar na medicina preventiva juntamente com Doutor Carlos Thiago, Doutor Ricardo Vinícius, na otimização dos atendimentos a população.

A médica falou das suas expectativas e promete desenvolver um trabalho em parcerias com todos os outros seguimentos da sociedade, ela espera da população um entrosamento salutar de muitas conquistas para todos. 

“Vou trabalhar com foco na medicina preventiva e no desenvolvimento de campanhas, vamos orientar os usuários e tentar ao máximo a garantir saúde de qualidade a população no tocante ao combate e prevenção de doenças, do tipo diabetes, obesidade, hipertensão, dentre outros e concluiu, “A população é humilde e acolhedora, o que vai ajudar muito nossa equipe.

Estiveram presentes na cerimônia de recepção: o ex-prefeito e também pai do atual gestor, o senhor Geraldo Paulino que falou das principais dificuldades do município, comparadas com outras realidades e destacou o compromisso da futura Secretária de saúde Geiza da Cunha Alves. 

Ele pediu empenho de todos os profissionais pontuando as prioridades no melhoramento dos atendimentos a população. Geraldo disse ainda que, o fato de um servidor ser concursado não garante a este profissional abusar ou descumprir com suas obrigações do seu oficio, as quais escolheu seguir. 

A enfermeira Andreia Dias disse: “Ao trabalhar a prevenção das doenças a Unidade de Saúde ficará mais vazia, os Hospitais menos congestionados e consequentemente os pacientes vão adoecer menos. Temos avançado com bons resultados já comprovados em relação às campanhas de combate e prevenção, como a dengue, câncer de mama, próstata e outras”. 

Andreia destacou a importância das equipes e pediu mais envolvimentos dos profissionais no sentido de trabalhar as informações primordiais no dia a dia, a fim de sensibilizar as pessoas quanto à forma de funcionamento dos serviços ofertados a os usuários, sobre tudo, no que se refere aos atendimentos agendados que tem gerado algumas críticas e questionamentos por falta de esclarecimentos de muitas pessoas. “Não basta só receber o recurso financeiro do PMAQ, que é o Programa de Melhorias no Atendimento de Qualidade, é preciso avançar com resultados satisfatórios”, pontuou a enfermeira.

O médico Dr. Ricardo Vinicius, explicou sobre os atendimentos agendados e criticou a política do PMAQ, segundo ele, o município aderiu ao Programa desde outubro de 2011, mas os responsáveis pecaram em não preparar a população, o que tem trazido transtornos para os profissionais até hoje.

“Pensaram apenas nos recursos, porém esqueceram de divulgar e preparar os usuários para os serviços, por isso muitos chegam fora de hora, querem ser atendidos do seu jeito, não respeitam as regras, mas uma coisa eu garanto, ninguém tem tudo na hora que quer, nem pagando no serviço particular e mais, ninguém com casos de urgência e emergência voltou sem atendimento”, esclareceu o Médico.

De acordo com o Programa, são disponibilizadas 16 fichas, sendo oito pela manhã e as outras no turno da tarde, porém o médico afirmou que dependendo da demanda já chegou a atender até 40 pacientes por dia, o que não é bom para o paciente, por conta do cansaço físico e mental do profissional de saúde.

Não está descartado a possibilidade do Prefeito Léo e a Secretaria de Saúde contratar mais outro médico, para otimizar os serviços de saúde, ampliando ainda mais os atendimentos na zona rural com a composição de uma 3ª equipe do PSF.

 
 



Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo. Com mais investimentos na saúde. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário