quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cacimbas-PB: Escolas rurais são contempladas com cisternas de 52 mil litros de água

Essa imagem é meramente ilustrativa: Crédito da internet


Escolas rurais do Município de Cacimbas no interior do estado foram contempladas com a construção de cisternas de 52 mil litros de água através do Programa Água nas Escolas. Num primeiro momento vão receber os reservatórios para captação e armazenamentos e usos das águas da chuva as unidades escolares: 
Joaquim Alexandre, Manoel Alexandre, Gonçalo Pereira, Raimundo Pereira, Gabriel Alves Teixeira, Agostinho Justo de Souza, João Heleno de Maria, Joaquim Cassiano Alves e José Cardoso.

Segundo a Coordenadora Juliana Gonçalves e a Diretora Claudevânia dos Santos que participaram do curso de formação ministrado por uma equipe do PROPAC da cidade de Patos, as demais instituições listadas na sequência, vão ser contempladas em uma próxima etapa, sendo elas: Escola Vereador Manoel de Almeida, Tertulino Cunha e Francisca Maria, cabe à comissão responsável fazer o levantamento e inserir estas escolas no sistema de adesão.

O objetivo do Programa é garantir água de boa qualidade nos educandários e a o mesmo tempo, oferecer capacitação para os estudantes com metodologia dinamizada de como a população escolar vai utilizar e preservar o líquido precioso que está cada vez mais escasso na maioria das regiões do país. 

Os professores selecionados para participar do curso de capacitação, vão receber todas as orientações necessárias e o material pedagógico para trabalhar com os estudantes e a comunidade interessada, por meio da educação contextualizada. Os primeiros encontros foram realizados em Patos nos dias 24 e 25 deste mês.

O encontro territorial serviu para refletir e debater a respeito da importância dos trabalhos, bem como, levantar metas a serem alcançadas. Diversas famílias estão sendo visitadas por uma comissão municipal, formada por membros da sociedade civil organizada e equipe gestora das escolas, onde na ocasião respondem questionários de entrevistas, com informações que ajude a compor o projeto de cada setor contemplado.

A meta do PROPAC e da comissão é que a etapa de construção das cisternas seja finalizada até o fim deste semestre. Em contrapartida, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação apoiam a iniciativa através do da escavação dos buracos para as cisternas, abastecimentos de água para as construções, disponibilidade de serventes e apoio logístico nas escolas.

“No dia 12 de fevereiro a comissão já havia realizado uma reunião que contou com a participação dos Diretores escolar, além de representantes do PROPAC, o encontro foi satisfatório, uma vez que as escolas do município precisavam dessas tecnologias de convivência com o semiárido”, destacou a Coordenadora.

SECOM/PMC. COM A COORDENADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário