sábado, 7 de fevereiro de 2015

Agentes de Endemias alertam a população sobre a dengue e a chikungunya

Os Agentes de Endemias do município de Cacimbas, cidade localizada na região da Serra do Teixeira, os senhores Manoel Carlos e o Wilson Couto, participaram de um programa de Rádio local nesta quinta feira 05/02, com o radialista Olivaldo Gouveia para alertar a população sobre os cuidados com o armazenamento das águas e se mostraram preocupados com os riscos que as chuvas podem favorecer a proliferação dos agentes transmissores da dengue e chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil apresentou o primeiro caso da febre no ano de 2014. As orientações dos profissionais foram transmitidas e a população participou, interagiu e sanou suas principais dúvidas em relação aos temas em debate. Ao desconfiar dessas e de outras enfermidades, é de extrema importância que o paciente procure os serviços básicos de saúde e evitem ao máximo a automedicação sem a prescrição médica.

Os vírus da Febre Chikungunya e os da Dengue possuem características distintas, porém, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da Chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações. Esses são os principais sintomas característicos da enfermidade: dor forte nas articulações forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano de 2015, ainda não foi diagnosticados nenhum caso de dengue no município, quanto a Chikungunya, a Paraíba ainda não registrou nenhum caso da doença, mas para se precaver, está desenvolvendo ações conjuntas em parcerias com os municípios, escolas e a população, a fim de evitar a doença e combater o foco da dengue.

Neste sábado (07/02), pelo menos 57 municípios paraibanos, realizam diversas mobilizações pelas ruas, feiras livres, praças, locais de grandes aglomerações de pessoas com o chamado dia “D” de combate e alertas sobre essas doenças. A campanha conta com faixas, cartazes, panfletagem, orientações, palestras dentre outras com o objetivo de sensibilizar população e orientá-la.


Como a Dengue é uma doença que deve ser trabalhada o ano inteiro. Neste período chuvoso de clima tropical quente, as condições de proliferação dos mosquitos aumentam significativamente, mas com medidas simples a dona de casa pode fazer uma grande diferença, destaca um dos Agentes de Endemias. Como diz o Jargão popular: “É melhor prevenir do que remediar”. 

Os profissionais destacaram a redução dos índices dos focos dos vetores de transmissão da Dengue que chegou ao percentual de 6,5 e que graças às parcerias e empenhos das equipes, bem como, da população, caiu para 4,1 e atualmente está em 3,4. O Secretário de Saúde da cidade de Desterro, Rubéns Alves, aproveitou para divulgar a campanha desenvolvida naquela localidade. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC. Com Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário