quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Secretário de Agricultura presta contas das principais ações em programa de Rádio



O secretário de Agricultura do Município de Cacimbas, no interior da Paraíba, Edilson Silva Nascimento, participou no último sábado 24/01, do Programa Institucional da Prefeitura, CIDADE EM AÇÃO, veiculado na emissora local na frequência 104, 9 FM.

Na ocasião, o secretário, interagiu com os ouvintes das diversas comunidades, esclareceu dúvidas sobre o Garanti Safra 2014-2015 e alertou as famílias inscritas no programa, para ficarem atentas aos prazos do pagamento dos boletos do seguro no valor de 14, 90 que termina nesta sexta feira dia 30/01.

O secretário vem se destacando a frente da Secretária de Agricultura, pela forma inovadora e empreendedora de administrar com transparência de frente para o povo, como ele defende em seus pronunciamentos, Edilson falou das conquistas adquiridas para os agricultores ao longo desses dois anos e destacou outras ações que serão implantadas em breve, numa forma de facilitar a vida do homem do campo, através de medidas que juga importantes para os trabalhadores da agricultura familiar.

O CIDADE EM AÇÃO é um programa Institucional da Prefeitura Municipal, que vai ao AR, todos os sábados das 12 às 13 horas, pela Rádio de Cacimbas. Com apresentação das principais notícias, eventos, ações e obras, numa forma de divulgar para a população sobre as realizações administrativas. Para ouvir e interagir por site: www.radio104fm.amaisouvida.com.br ou 3476-1007.

As principais ações alcançadas ao longo destes dois anos na área da agricultura familiar em Cacimbas,PB:

1-Estruturamos o prédio da secretaria de agricultura com placa de identificação, aquisição de todos os equipamentos como: computador mesa impressora birô, cadeira, ventilador, armário, arquivo e outros.
2-Composição da equipe de trabalho da secretaria hoje composta por 10 membros.
3- Doação todo ano de sementes de feijão, milho e capim sorgo aos agricultores e criadores em parceria com o governo do estado, com aquisição também do município.
4-Ofertamos os cortes de terra para agricultores todos os anos.
5-Abrimos o EAC (Escritório de Atendimento a Comunidade) através do Termo de Cooperação com a Defesa Agropecuária do estado, credenciamento de um funcionário, aquisição de equipamentos que facilita a vida das mais de 260 famílias criadoras de bovinos com serviços como: emissão de GTA (Guia de Transição Animal), cadastro de animais, atualização do rebanho, comprovação de vacina e outro serviços que não existiam de forma permanente no município.
6-Doamos 20.000 mudas de palma resistente a cochonilha do carmim aos criadores, como resultado hoje tem vários campos de multiplicação acentuados no município.
7- Organização do processo de vacinação do rebanho bovino, realização de encontros de formação e capacitação com os criadores antes de cada campanha.
8- Doação gratuita de vacinação bovina contra aftosa e raiva, além dos serviços de veterinário para a realização da vacina e uma equipe da secretaria que faz o acompanhamento e comprovação da vacinação in loco. 

9-Recuperação do equipamento ensiladeira que vivia abandonado há anos, iniciamos o processo de construção de silos de ração em parceria com criadores do município.
10- Resgatamos o programa GARANTIA SAFRA, incrementamos um processo democrático e participativo com total autonomia do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), onde 534 famílias foram beneficiadas em 2013, 613 famílias beneficiadas em 2014 e outras 662 famílias beneficiadas em 2015 garantindo a safra caso não haja lucros satisfatório.
11-Capacitação de 15 famílias em parceria com o SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no curso Negocio Certo Rural. 12-Recuperação de todas as estradas vicinais do município de Cacimbas. 13-Reabertura do escritório da EMATER no município que havia sido fechado. 14-Garantia do abastecimento de água as famílias de todas as comunidades do município no período de secas.

15- Construção de um açude na comunidade Quilombola de Serra Feia e outro na comunidade de Ventania em parceria com a associação comunitária da localidade.
16- Está em construção um galpão do sisal na comunidade quilombola de Serra Feia que vai dar apoio a agricultores que trabalham com sisal naquela localidade.
17- Escavação, desaterramento e construção de vários barreiros, cacimbas, cacimbões e poços.
18-Criação do programa de documentação para as agricultoras e agricultores familiares com a emissão de 342 RG, 439 CPF, 224 Carteira de Trabalho, regularização de registro 74.
19-Criação do programa propriedade nota 10, que visa regularizar as propriedades rurais, conseguimos a emissão de 83 ITR, 22 regularizadas, quanto ao INCRA, 28 escritura particular emitidas, 482 contratos de comodatos emitidos.
20- Facilidades ao credito em parceria com o Banco do Nordeste através do AGROAMIGO, em 2014 foram feitos 82 financiamentos no valor de R$ 260.529,80.
21- Levantamento em parceria com os agentes de saúde das famílias que não tem casa ou moram em casa de taipa na zona rural, num total 256 famílias.
22-Formatamos dois projetos de casa para a zona rural: um envolve as famílias de todas as comunidades com 50 unidades habitacionais no 1º lote, especifico da comunidade de Serra Feia, para quem não tem casa, já foi enviado à carta consulta ao Banco do Brasil.
23-Recebemos o quit de equipamentos (maquinários) conseguidos através do PAC 2, sendo: patrol mecanizada, pá carregadeira, caminhão pipa, caminhão caçamba.

24-Abertura da Casa do Agricultor no Distrito de São Sebastião, onde de maio a dezembro de 2014, foram mais de 1.400 atendimentos a população com diversos serviços ofertados, numa forma de aproximar as ações da população do Distrito de São Sebastião e comunidades vizinhas.
25-Ampliação do programa do leite\cuscuz abrindo 1 posto na comunidade quilombola de Serra Feia com 80 famílias beneficiadas,1 posto na comunidade quilombola de Chã e Aracati com 30 famílias beneficiadas.
26-Criação em parceria com as demais secretarias do Programa CIDADANIA POPULAR, que visa descentralizar as ações e serviços da prefeitura, realizamos cinco edições, sendo: Monteiro-526 atendimentos, Serra Feia-618, São Gonçalo-322, Chã-267, São Sebastião-817 atendimentos diversos as comunidades.
27- Regularização do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), aprovando nova lei municipal do conselho garantindo espaço de participação a toda sociedade civil organizada de Cacimbas, participamos de forma efetiva nas reuniões da CAMEC (Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região, criação da pagina da Secretaria no Facebook, participamos frequentemente de programas de rádios Cacimbas, Desterro e Taperoá, com mais frequência na radio de Cacimbas.
28- Realização das ações emergenciais com a distribuição de ração em parceria com a secretaria de infraestrutura do estado e defesa civil para todos os criadores.
Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração do Prefeito Leo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário