domingo, 4 de janeiro de 2015

Cacimbas-PB: Durante sessão tumultuada vereadores de situação anulam eleição passada e empossa nova mesa diretora para o biênio 2015/2016



Aconteceu na manhã deste domingo 04 de janeiro de 2015, na Casa Legislativa Maria do Socorro Melo em Cacimbas- PB, a 2ª sessão plenária do ano, com o objetivo de reempossar a mesa diretora, eleita antecipadamente em 07 de abril de 2013.  Na época a chapa foi formada e aprovada da seguinte forma: Antônio de Pádua- Presidente, Pedro Martins – Vice Presidente, Cícero Bernardo César – 1º secretário e Raimundo Cassiano 2º Secretário.

O parlamentar José Almeida Cruz ao ser convidado para presidir os trabalhos, por ser o vereador mais idoso da casa, conforme determina o regimento interno, convocou imediatamente uma nova sessão que anularia a decisão anterior, que teve como resultado sete votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, dando plenos poderes aos demais companheiros para que realizasse novas eleições para o biênio de 2015/2016.

O senhor Antônio de Pádua, que acabara de perder o cargo de presidente, contestou a decisão de seus opositores, houve bate boca e os ânimos ficaram exaltados entre os vereadores de ambos os lados, sendo necessária a presença da Polícia Militar no recinto para garantir a segurança dos parlamentares e da população presente no auditório, o que foi considerado como desnecessário pelo vereador Júnior Barros.

Pádua se disse envergonhado pela postura da maioria dos companheiros e alegou que muitos desconhecerem o regimento interno da Câmara e a Lei Orgânica do município e prometeu recorrer da decisão, alegando que o ato é inconstitucional. Para os seis vereadores que integram a base de situação, o plenário da Casa Legislativa é soberano e se baseiam em leis para decidir sobre os trabalhos que realizam. 

Holanda- toma posse como novo Presidente
Num segundo momento, foi realizada a 3ª sessão, onde aconteceu à eleição da nova mesa diretora, participaram do evento os vereadores: Geraldo Alves, Pedro Martins, José Almeida Cruz, Luís de Barros Júnior, Antônio Márcio e José Cariolando. Os parlamentares considerados de oposição, sendo eles: Antônio de Pádua, Cícero Bernardo Cesar e Raimundo Cassiano se recusaram a participar da reunião de votação.

Após a apuração da votação,  o resultado indicou cinco votos favoráveis e um voto nulo, sendo empossada a nova mesa diretora da seguinte forma: José Cariolando da Silva- Presidente, Pedro Martins Cassiano- Vice Presidente, Luís de Barro Júnior- 1º secretário e José Almeida Cruz- 2º secretário. Holanda como é conhecido, está em seu terceiro mandato e já presidiu a casa de 2005 a 2006.

O vereador Cícero Bernardo César, afirmou conhecer bem o regimento interno da casa e não reconhece legalidade na eleição realizada de última hora pelos demais integrantes do legislativo municipal, para ele o ato se torna fácil de ser anulado, já que a maioria desses mesmos vereadores votou no presidente Antônio de Pádua num ato jurídico considerado legitimo e perfeito.

Em seu pronunciamento, Holanda já convocou uma reunião para a próxima quarta feira dia 07 de janeiro às 10 horas da manhã, a fim de apreciar a Lei Orçamentária Anual- LOA, e aproveitou o momento para agradecer aos companheiros pela confiança prometendo realizar um trabalho em conjunto com a população e com o executivo em prol do município. Como não houve transição, o novo Presidente isolou todas as entradas da Câmara com correntes e cadeados até o veredito da justiça.

Para o 1º secretário Júnior Barros, a decisão soberana dos vereadores, representa a maior prova de democracia que deve ser respeitada, portanto ele promete auxiliar nos trabalhos e fazer o que for necessário para que o legislativo honre as leis e faça o melhor para a população cacimbenses. As entrevistas com os Vereadores: Antônio de Pádua, José Cariolando e Júnior Barros, ao meio dia no Jornal da Rádio 104FM ou através do site: www.radio104fm.amaisouvida.com.br

Por: Olavo Silva/ fotos de arquivos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário