domingo, 14 de dezembro de 2014

Seminário reúne profissionais da Educação que compartilham experiências



A Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura de Cacimbas, interior do estado, realizou na manhã desta sexta-feira (12/12), na E.M.E.F. Tertulino Cunha o Seminário Final do PNAIC, (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), na ocasião houve diversas apresentações, homenagens, reflexão, e muita confraternização entre os educadores e demais funcionários.

O evento envolveu professores, diretores, coordenadores, supervisores, orientadores educacionais, secretários municipais e alguns alunos que apresentaram diversas experiências consideradas bem sucedidas, na avaliação do público presente. O propósito da educação, além de alfabetizar crianças até os oito anos de idade, também trabalha com metodologia dinâmica e inclusiva que valoriza os conhecimentos prévios dos estudantes e a sistematização de outros saberes.

O acolhimento do ponto de vista estrutural e a união das equipes fizeram toda a diferença, na inclusão dos alunos que se sentem a vontade para apresentar suas experiências e habilidades com a musicalidade, as artes, as oficinas das áreas temáticas da matemática e linguagem com as variações textuais, que são trabalhados de forma lúdica. 

Escolas e suas respectivas localidades que apresentaram seus trabalhos no seminário final do PNAIC- Cacimbas, PB: Escola Joaquim Cassiano Alves, (Quilombo de Serra Feia), Escola João Heleno de Maria (Monteiro), Escolas Tertulino Cunha, Francisca Maria (Sede), Agostinho Justo de Souza (São Gonçalo), Escola Vereador Manoel de Almeida (Distrito), Escola Raimundo Pereira (Minador), Joaquim Bento de Araújo (Flamengo), Manoel Alexandre (Fundamento de Cima), Gabriel Alves Teixeira (Retiro), Escola Gonçalo Pereira (Fundamento de Baixo).

A coordenação do Programa, através de Juliana Gonçalves, dos orientadores de estudos José Leônidas e Deis Maria e o secretário de Educação, avaliaram os dois anos em que o PNAIC, foi implantado em Cacimbas, como um dos programas educacionais mais importantes do município, pela forma consistente de mediar os conhecimentos, valorizando as práticas pedagógicas a as aprendizagens dos alunos, a partir do uso de materiais simples, onde os educadores passam por capacitações para cumpri com tais propostas.

Os trinta e nove professores, confirmam a satisfação de trabalhar com as turmas contempladas com o Programa, diante dos resultados positivos. Além de seus salários, os educadores recebem uma bolsa de incentivo no valor de 200,00 reais, porém para muitos, a maior recompensa é a certeza de dever cumprido com os alunos alfabetizados até os oito anos de idade conforme preconiza o MEC.

O Secretário de Agricultura, Edilson Silva Nascimento, ao se referir aos trabalhos, teceu elogios às equipes de profissionais que possuem boa qualificação e destacou os resultados do seminário como satisfatórios, ele ainda sugeriu que as próprias secretarias, tem a necessidade de inovar com a criação de um Pacto próprio com a marca do município.

No próximo ano, a equipe da secretaria pretende aderir novamente ao PNAIC e a outros programas, a exemplo o Programa Saúde nas Escolas- PSE, na tentativa de reduzir o analfabetismo, a evasão, e outros problemas educacionais, por meio de ações e políticas públicas, eficazes. A diretora Gilva da Cunha Alves, parabenizou as professoras pelo resultado, em seguida agradeceu a todos os educadores envolvidos e falou dos planos para o próximo ano.

Mesmo estando ausente, por problemas de saúde, os organizadores do evento fizeram questão de lembrar as contribuição de Dona Socorro Holanda para a educação. A professora Luzinete Pereira, que faleceu recentemente, também foi homenageada por todos. A matéria completa com entrevistas vocês conferem em www.cacimbas.pb.gov.br ou no Programa Cidade em Ação aos sábados das 12 às13 horas na Rádio 104, 9FM de Cacimbas.  www.radio104fm.amaisouvida.com.br.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: administração Prefeito Léo Terto.  SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário