quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Receita Federal informa que mais de 12 mil cairão na malha fina na Paraíba



Mais de 12 mil contribuintes paraibanos caíram na malha fina este ano e ficaram de fora do último lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física. O total é o resultado da última apuração realizada pela Delegacia da Receita Federal em João Pessoa no último sábado, informou ontem o delegado da Receita Federal em João Pessoa, José Honorato de Sousa.

Quem realizou a retificação e sanou as pendências fiscais até 28 de novembro foram liberados para receber a restituição no último lote. Do contrário, somente receberão agora em lotes residuais que serão disponibilizados a partir de janeiro, caso tenham resolvido as pendências. Contudo, muitos terão de prestar conta pessoalmente, munidos de documentos.

Segundo o delegado da Receita Federal, o crescimento de pessoas que ficaram na malha sobre o ano passado é pequeno, mas divulgou o número. "Os contribuintes que permaneceram na malha fina podem verificar as pendências ou inconsistências nas declarações averiguadas pelo Fisco por meio do “extrato” do Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Central Virtual de Atendimento) do site da Receita Federal.

CONFIRAM OS PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER ADOTADOS PARA SAIR DA MALHA FINA

Após constatar que ficou preso na malha fina do Imposto de Renda 2014, o contribuinte poderá realizar uma declaração retificadora, apresentando os tributos que faltaram pagar ou as inconsistências encontradas. “Se houver qualquer diferença no Imposto de Renda apresentado pelo contribuinte, ele poderá fazer essa retificadora e antecipar uma notificação da Receita Federal”.

Ao fazer à retificadora, o contribuinte fará um agendamento para ser atendido junto à Receita, munido dos documentos que serão avaliados pelo Fisco. No caso de haver disparidade no valor dos tributos, ele terá de pagar o valor remanescente, além de multa de 20%, acrescida dos juros da taxa Selic, de 7,21%.

“A decisão de se antecipar é importante porque, se a Receita chamar o contribuinte para avaliar a situação, a multa mínima é de 75% sobre o devido, além dos juros”, afirmou Honorato. Para os que receberem a notificação, haverá desconto de 50% na multa se o valor for pago em até 30 dias.

Com JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário