sábado, 13 de dezembro de 2014

Denuncia na saúde: Hospital Regional de Patos tem superlotação de pacientes



O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, no Sertão, realizou 6.383 atendimentos no mês de novembro, número que supera a média mensal da unidade hospitalar, que é de cinco mil registros. O aumento da demanda ocasionou problemas de superlotação e falta de material para os atendimentos. Outro problema relatado por operadores do Hospital Regional foi o atraso nos salários.

A diretora do hospital, Hígia Lucena, afirma que parte dos atendimentos poderiam ser realizados em unidades de saúde menores . “Nós prestamos serviços para mais de 80 cidades da Paraíba, além de algumas de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Lamentavelmente, muitas ocorrências poderiam ser resolvidas em unidades de saúde e menores hospitais, mas por prestarmos um atendimento de referência, eles acabam nos procurando, mas nós orientamos principalmente os secretários de saúde das cidades da região a tentarem normalizar as ocorrências antes de nos procurarem”, afirmou.

Denúncias de profissionais da unidade hospitalar apontavam a falta de luvas, soro, fraldas, seringas e medicamentos por causa da superlotação. No entanto, a diretora Hígia Lucena afirmou que ontem o hospital recebeu uma nova remessa de material que vai suprir a necessidade do local até junho de 2015. Já em relação ao atraso nos salários dos funcionários no mês de novembro, a diretora afirmou que o pagamento foi realizado ontem. A diretora ainda desmentiu a falta de macas ou cadeiras citada por funcionários do hospital.

ORTOPEDIA LOTADA

Do total de leitos do Hospital Regional de Patos, 120, 36 deles são destinados ao setor de ortopedia. E geralmente, segundo a diretora do hospital, eles estão ocupados por vítimas de acidentes de moto. O mês passado apresentou 372 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, dados dos meses anteriores não foram disponibilizados pela assessoria de imprensa.

WALTER MIRO - JORNAL DA PARAÍBA COM PATOSONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário