terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atenção: Mais de 12 mil beneficiários precisam atualizar Bolsa Família na Paraíba



Mais de 12,9 mil beneficiários do Bolsa Família na Paraíba têm até o dia 12 de dezembro para atualizarem seus dados cadastrais junto às prefeituras. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram convocadas 39,7 mil famílias que estavam há dois anos sem renovar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Mais de 25,7 mil já compareceram.

“Quem não recebeu aviso no extrato não precisa comparecer agora, porque está com o cadastro em ordem”, destaca a secretaria adjunta de Renda de Cidadania do MDS, Letícia Bartholo. “Mas todos precisam lembrar de atualizar o cadastro a cada dois anos ou a cada vez que tiverem informações novas, como nascimento de um filho, mudança de escola ou outra informação.”

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa.

Veja abaixo os documentos necessários:

- Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.

- Para as demais pessoas da família – Pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.

- Outros documentos – Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de Trabalho e Previdência Social.

VITRINE DO CARIRI
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário