quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Secretária de saúde encerra a Campanha do “Outubro Rosa” em Cacimbas, PB


A secretaria municipal de saúde da cidade de Cacimbas no interior do estado, através de sua equipe multidisciplinar de profissionais, realizou na manhã desta quinta feira 30/10, na quadra de esportes do Distrito de São Sebastião, o encerramento da Campanha do “Outubro Rosa”, que tem por objetivo orientar e prevenir a saúde das mulheres sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero.

O evento contou com a participação das equipes do CRAS, NASF, CREAS, Ação Social, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiras da PSF, o Médico Clinico geral Doutor Thiago, Secretários, Técnicas de enfermagem, odontóloga, auxiliares da Unidade de Saúde Maria das Neves, alunos e professores da Escola Vereador Manoel de Almeida e membros da comunidade local.

Para dinamizar a programação, o Grupo Renascer para Viver, sob a coordenação do educador físico Rogério Rocha, se apresentou com muita animação e encantou o público presente com danças e ritmos irreverente da nossa cultura Nordestina. Rogério falou da importância da realização da prática de atividade física no combate ao sedentarismo e aproveitou para divulgar o calendário de atividades desempenhadas pelo grupo ao longo da semana na nova quadra esportiva.

Ana Talita, estudante de nutrição e Secretária da Atenção Básica no Município, falou da importância das pessoas adotarem hábitos saudáveis de uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes visando uma melhor qualidade de vida e consequentemente, prevenir muitas doenças, inclusive alguns tipos de câncer, desde que estejam associadas a outros hábitos de higiene e atividade física.

“Prevenir é melhor que remediar”, não economize para ter saúde, pois na doença pode se gastar muito mais e nem sempre se consegue reverter os problemas, deixo a frase de reflexão que diz ‘Que o teu alimento seja o teu medicamento’, ponderou Ana Talita.

Segundo o clinico geral Doutor Thiago, alguns comportamentos de riscos como o uso abusivo de álcool, tabagismo, exposição à radiação solar, sedentarismo, má alimentação, obesidade, fatores genéticos, ausência de atividades físicas e falta de cuidados com a higiene do corpo, dentre outros, podem agravar as doenças no organismo dos pacientes. A odontóloga Conceição avaliou o encontro como positivo e atribuiu os resultados ao empenho e envolvimento de todos os profissionais em sintonia com a população.  

Ele recomenda a procura periódica pelos serviços médicos, por acreditar que a prevenção é o melhor remédio, e quanto mais cedo for diagnosticada uma enfermidade, maiores serão as chances de cura. O médico explicou sobre as causas, sinais e sintomas das doenças abordadas e destacou a importância da realização dos exames preventivos.

A enfermeira Úrsula Érica falou dos desafios em divulgar os resultados dos exames em tempo hábil dentro dos prazos, por conta da demanda do laboratório que trabalha com diversos municípios ao mesmo tempo e falou dos tabus que muitas vezes atrapalha a procura da população pelos serviços de saúde.

A também enfermeira Andréia Dias, exibiu um vídeo educativo sobre os conteúdos abordados e se disse surpresa com a receptividade das participantes em seguida, a Diretora da Unidade de Saúde do Distrito Losânge Ferreira, agradeceu as parcerias e falou da satisfação de ter realizado o evento que atendeu as expectativas conforme foi planejado, depois realizou o sorteio de brindes entre os participantes.

A secretária de Saúde do Município Joscilene Farias, parabenizou a todos os responsáveis pelo sucesso do evento e agradeceu o apoio da Prefeitura de Cacimbas, através do Prefeito Léo, ela aproveitou para convidar o público masculino a se fazer presente na Campanha do “Novembro Azul”, a programação deve ser divulgada em breve com as ações voltadas para tratar da saúde do Homem, principalmente, sobre o câncer de próstata, diabetes, hipertensão, tabagismo e alcoolismo.


 


 




 
 







Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário