terça-feira, 21 de outubro de 2014

Problemas da seca: Falta D´água em Desterro causa desespero na população



Depois de meses racionando o abastecimento de água em Desterro - PB a situação na cidade chega a um ponto muito crítico. Com menos de 0,6% da sua capacidade, o açude Jeremias chega ao estado mais crítico dos últimos anos, sem o aumento de sua capacidade e os três anos de seca que passaram a cidade e a zona rural surge as grandes dificuldades.

A cidade tem uma população urbana de 4.890 habitantes, segundo pesquisa do IBGE/2010 e está sendo afetada diretamente com esta seca de 2011 até os dias atuais, assim como a maioria dos municípios do Nordeste. O Reservatório de Desterro abastece diretamente através de adutora, o município de Cacimbas, o Distrito de São Sebastião e também estavam sendo abastecidas através de Carros Pipas algumas comunidades rurais e o Distrito de Tataíra, mas agora não há mais possibilidade a quantidade de água restante é pouca e o município fica vulnerável a cada dia.

Mesmo recebendo neste ano de 2014 um Decantador e um Filtro maior, repassado pelo Governo do Estado para a CAGEPA local, e mesmo com o processo de Filtragem e de Cloragem ser ainda maior e melhor, a água chega às torneiras com um cheiro desagradável, que aumenta dia após dia. É de se desesperar, pois no reservatório a quantidade de água é muito pequena e pela cor esverdeada que ela apresenta, fica realmente difícil um processo que vá deixa-la ainda melhor para nosso consumo. 

Entramos em contato com o Médico da Cidade Dr. Geraldo Gerônimo Leite que foi categórico ele nos disse que: “não é recomendado tomar Água do reservatório de Desterro, pois está muito contaminada, estão morrendo peixes, cágados e outros animais dentro da água pela falta de oxigênio e pelas altas temperaturas”, ele também destaca o mau cheiro que fica na água após armazena-la por alguns dias.

Dr. Geraldo ainda nos informou em cerca de 60% dos casos atendidos na Unidade de Saúde de Desterro, estão relacionados ao consumo da água contaminada. “Se as pessoas não tiverem condições de comprar a água mineral, elas têm que fazer cloragem, ferver e filtrar esta água tanto para sair o mau cheiro, como ter a certeza que as bactérias foram mortas” disse o Doutor.
Fonte: Dário Cardoso - Desterro1
Fotos Jackson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário