quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Diversas pessoas prestam suas homenagens a todos os professores neste dia



A profissão de professor é considerada por muitos, uma das mais importantes de todas as outras, por se tratar de profissionais responsáveis pelas demais formações. Todos os outros trabalhos são dignos de reconhecimentos e elogios, mas no caso dos profissionais de educação, cabe uma atenção especial, pois mesmo com a desvalorização da categoria, os verdadeiros mestres se dedicam na formação de pessoas, que por sua vez, vão exercer seus trabalhos em busca de um mundo mais justo e humano para todos.

Agradecemos a todos aqueles que têm essa função encantadora de mediar o conhecimento, fazendo com que uma criança seja capaz de aprender as primeiras letrinhas, palavras, textos, escrever seu nome, teses e até projetos mais grandiosos, que dependendo da conduta de cada um pode até salvar vidas. Essa missão de anjo faz com que, muitos, encontrem motivação para continuarem acreditando que vale a pena desenvolver seu trabalho sem demagogia, mesmo sabendo que precisa se fazer muito para termos uma educação de qualidade. 

Precisa- se implantar políticas públicas de valorização da categoria, com mais investimentos dos governos federais, estadual e consequentemente municipais, para formações de professores e demais profissionais, além de melhores salários, investimentos em equipamentos, implantação de laboratórios, matérias didáticos pedagógicos, universalização da educação para que esta possa se tornar prioridade. Acreditamos que uma mensagem de parabéns, ou até mesmo uma comemoração por esse dia é muito importante, porém, insuficiente para amenizar as angustias dessa classe tão especial que é a de professores.

Atualmente, se percebe uma crise de paradigmas muito forte nas famílias, onde parece que os valores se inverteram em nome de interesses de classes dominantes, diante de um sistema capitalista desordenado. Isso gera uma desilusão e frustração que pode ser muito bem representada através das manifestações internas, caracterizadas e traduzidas pelos termos indisciplina e violência escolar que vai culminar no fracasso das demais instituições sociais.
  
Apesar de tudo, continuamos acreditando que a educação é ainda, o melhor mecanismo para se progredir e transformar as pessoas para que estas modifiquem o mundo com suas ações. Que apesar dos “espinhos”, o professor é um anjo enviado por Deus para apontar os melhores caminhos para a humanidade. A todos os professores, as nossas singelas homenagens, parabéns e um feliz dia a todos!

SECOM/ PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário