sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cacimbas, PB: Secretaria de Saúde divulga campanha do mês "Outubro Rosa"



Equipe da Saúde de Cacimbas, créditos da foto face book de Mª Aparecida
A Secretaria Municipal de saúde de Cacimbas no interior do estado divulgou o calendário da programação referente ao “Outubro Rosa”, que traz um conjunto de ações e serviços médicos com o objetivo de orientar o público feminino sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero. As atividades serão intensificadas nas escolas, praças, unidades de saúde e ginásios esportivos, a partir desta segunda feira (20), até o dia 30do mês em curso.

A Secretária de saúde do município, Joiscilene Farias, falou da expectativa da campanha e divulgou toda a programação, na ocasião, ela aproveitou para convidar as mulheres para participarem dos encontros e realizarem os exames preventivos, ela ressaltou ainda, a importância das parcerias e destacou a dedicação de sua equipe, que trabalha de forma integrada visando uma melhor qualidade de vida dos pacientes e usuários dos serviços básicos de saúde, segundo Joscilene, as informações corretas na sensibilização do público, são imprescindíveis, no tocante a quebra de paradigmas preconceituosos que muitas vezes atrapalha o diagnostico ou retarda o tratamento das doenças.

“A prevenção, ainda é o melhor remédio, pois quanto mais cedo for diagnosticado qualquer tipo de doença, as chances de cura serão cada vez maiores, por isso a nossa preocupação para que possamos levar esperanças para muitas mulheres e coroar de êxito nossa campanha assim como outras que já aconteceram e outras que estamos se planejando para realizar em breve, a exemplo o novembro azul, com destaque para a saúde dos homens”, pontuou a secretária Joiscilene Farias.

Confiram toda a programação dos eventos, de acordo com as datas e locais, divulgados pela secretária:
Abertura Ecumênica em mobilização ao Outubro Rosa _____________ Dia 20
Local: Ginásio de Esportes de Cacimbas as ______________________ 9:h00
Traje: Blusa branca ou rosa (para mulheres). Divulgação na Rádio no _ Dia 21
Divulgação nas escolas e comunidades________________________ Dia 22
Realização de Exames Citopatológicos e autoexame da Mama, teste de Chilly realizado pelas enfermeiras Andréia Dias e Ursula Érica no _________ Dia 23.

Durante o evento, palestras, lembrancinhas e sala de espera com coffee break.
Local: Unidade de saúde Maria das Neves____________ Das 08h00 às 13h00.
Realização de Exames Citopatológicos e autoexame da mama, teste chilly realizado pelas enfermeiras Andréia Dias e Ursula Érica ____________ Dia 24. Durante o evento, palestras, lembrancinhas da campanha, sala de espera com coffee break. Local: unidade de Saúde Maria Nazaré da Cunha Das 08h00 às 13h00. Encerramento do Outubro Rosa no Distrito de São Sebastião será no dia 30/10. Local: ginásio de esportes do distrito com inicio as 08h00, com atendimentos em diversas áreas para as mulheres.


Os tipos de câncer de mama: 

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir rapidamente de forma desordenada, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns, alguns tipos acometem as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer raro, porém agressivo, comprometendo toda a mama. Exames periódicos são recomendados para se prevenir ou tratar a doença precocemente, onde há maiores chances de cura. 

O que é Câncer de colo do útero? 

É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dores. O colo do fica localizada no final da vagina. Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário