segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sucesso: Equipe realiza o Projeto “Escola e Família, uma parceria que dar certo”



A equipe de educadoras formadas por: Elaine Cristina, Kamila Leite , Maria de Lourdes e Zenilma Alves, do ensino infantil Rinalda Paz e da Escola Municipal Vereador Manoel de Almeida, localizada no Distrito de São Sebastião de Cacimbas, interior da Paraíba, realizou a culminância do Projeto “Família e Escola uma parceria que dar certo”, nesta sexta feira (05/09), na quadra esportiva da referida instituição.

O objetivo do projeto é aproximar as famílias dos estudantes da escola e envolve-los nas decisões coletivas da educação onde os pequenos estudam e passam parte do tempo convivendo com outras crianças em contatos com formas distintas de aprendizagens, num processo dinâmico de acordo com as atividades programadas e planejadas no âmbito educacional.

A senhora Selma Cassiano dos Santos, é mãe de três filhos que estudam nesta escola, para ela as educadoras estão de parabéns pela iniciativa de realizar essa ação, numa forma de aproximar as famílias da escola, ela destaca o apoio do poder público em parceria com os dirigentes educacionais na aquisição de fardamento escolar, merenda, materiais pedagógicos e aulas de informática para os alunos.

Selma faz um comparativo de quando estudava, onde as situações eram mais difíceis e lembra que sem educação tudo se torna ainda mais complicado. Segundo ela, os pais precisam ajudar os professores na educação das crianças, e saber que a responsabilidade é de todos em promover situações de inclusão social visando um futuro cada vez melhor para os cidadãos de modo geral, diferentemente de outros tempos onde as pessoas eram obrigadas a abandonarem os estudos para trabalhar.

“Eu fui educada aqui, sai da escola no 6º ano, para cuidar dos meus filhos, me arrependo muito, mas não tinha alternativa, peço, por favor, quem tiver oportunidade de estudar que continue, já que hoje tudo é mais fácil, tem transporte, materiais didáticos, merenda que meus filhos nunca reclamaram, tem também curso de computação e fardamento, agradeço ao prefeito por ter essa atitude”, ressaltou Selma.

Uma das idealizadoras do projeto a professora Elaine Cristina, falou da importância do trabalho planejado e bem executado dentro de uma proposta pedagógica bem definida, para ela, os resultados surgem com maior significado, quando acontece o envolvimento de toda a equipe. Cristina se disse surpresa com a grande quantidade de pessoas que compareceram ao evento e ficaram encantadas com a organização.

“Saber que posso ajudar meus alunos de alguma forma isso é maravilho, temos outros projetos em mente a ser executados, agradecemos as professoras, a direção na pessoa de Vamberto, o secretário Diraldo, o Vereador Júnior Barros, o prefeito, a família que se engajou e a todos pela presença e contribuição direta e indiretamente”, pontuou a educadora.

Para o Diretor Vamberto Ferreira, um evento desse porte é fundamental para dinamizar a educação e envolver a família e os demais parceiros dentro e fora do ambiente escolar, ele defende que as boas experiências como foi esta, sejam expandidas para outros níveis de escolaridades. Vamberto destacou o apoio da Prefeitura Municipal de Cacimbas, da Secretaria de Educação, alguns vereadores, professores, associações, agricultores, Conselho Tutelar, Casa da Família, Ação Social e demais funcionários.

Parabenizo os organizadores desse brilhante projeto, agradeço aos parceiros e aproveito a importância que tem a comunicação para convidar a todos para o próximo evento que a escola Vereador Manoel de Almeida irá promover no dia 19 de setembro em parceria com a Universidade Federal de Paraíba- UFPB, onde a Professora Joédina e sua equipe vão realizar exposições e ministrar oficinas sobre fauna e flora, abordando questões relacionadas ao Dia da árvore.

O secretário de Educação José Diraldo Gomes, parabenizou os coordenadores do evento e lembrou a importância de se investir na educação como um todo, especialmente na educação infantil por ser a base, onde a criança entra em contato primeiro com os conhecimentos sistematizados. O secretário se mostrou otimista com o trabalho promovido em equipe e se colocou a disposição de outros profissionais que desejar desenvolver projetos dessa natureza, visando o melhor desempenho dos seus alunos.





 

 
                                                                                  SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário