quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Secretário realiza reunião e informa sobre construção de novas casas populares



O secretário de Agricultura do município de Cacimbas, Edilson Silva Nascimento, realizou na tarde desta quarta-feira (03), na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na comunidade quilombola de Serra Feia, uma reunião com mais de oitenta pessoas para informar aos presentes sobre o Programa Nacional de Habitação Rural, destinado as famílias que não tem casa própria ou para aquelas que moram em situação precária.

De início, o secretário falou sobre o projeto Cidadania Popular de iniciativa municipal, e aproveitou para divulgar os serviços essenciais oferecidos pelas secretarias e a Prefeitura, numa forma de descentralizar as ações com inclusão social e com compromissos diante da população. Na ocasião, Edilson convidou a todos para comparecerem na escola Joaquim Cassiano Alves, na mesma localidade, nesta sexta 05, onde serão disponibilizados diversos serviços para a população.

Dentre os principais serviços estão: emissão de documentos plastificados, regularização de propriedades rurais- ITR, orientações sobre o garantia safra, atualização do Bolsa Família, beleza e estética, parque de diversão, atendimentos administrativos, retirada de carteiras dos idosos, atendimentos médicos, emissão de contra cheques, serviços de cartório civil, bazar solidário, cadastro dos agricultores, emissão de GTA e tantos outros, numa forma de descentralizar  os trabalhos.
Num segundo momento, Edilson tratou do Programa Nacional de Habitação Rural que será financiado pela Caixa Econômica Federal. Estão sendo pleiteadas 40 unidades habitacionais a serem construídas nos terrenos dos contemplados. O secretário elogiou a participação popular por meio dos movimentos organizados, que mesmo diante de tantas dificuldades vem obtendo algumas conquistas ao longo dos anos.

 “A maior dificuldade será na hora de excluir alguns pretendentes que não correspondem com as exigências do programa e, no entanto insistem em receber as moradias, se dependesse de nossa vontade todos seriam beneficiados, mas isso foge do nosso controle, alguns ficarão na fila de espera e desde já desejamos boa sorte a todos que por ser remanescente de quilombos, tem mais prioridades, segundo o governo”, disse Edilson.

Além do secretário, estiveram presentes na reunião, a Agente Comunitária de Saúde, Júlia, os líderes comunitários, Manoel de Farias, Lívia Farias Teixeira, o Vereador Geraldo Alves e vários moradores das comunidades de Santa Fé, Simão e Serra Feia. Serão necessárias outras reuniões de mobilização, para que os participantes por meio de assembleias escolham os membros que vão compor o Conselho Fiscal, juntamente com a Agente de Saúde, os Presidentes de Associações e representantes do poder público municipal. São essas pessoas que ficarão incumbidos de fazer a seleção das primeiras famílias a ser beneficiadas, de acordo com os critérios exigidos pelo Programa.

Vista panorâmica do Sítio Santa Fé de Cacimbas Paraíba

                                                                                                               SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário