segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Se aproximarem as eleições e muitas pessoas ainda têm dúvidas de como votar



As eleições se aproximam e o primeiro turno acontece no próximo domingo 5 de outubro do ano de 2014 em todo o país, este ano segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão disponibilizadas urnas eletrônicas para os 5.570 municípios, onde deverão comparecer mais de 140 milhões de eleitores para votarem e escolherem os representantes do Brasil para os próximos quatro anos.

Apesar de os candidatos realizaram diversos comícios, eventos e intensificaram suas campanhas nos programas de Rádio, Televisão e Internet, para divulgarem suas propostas, muitos se esqueceram de explicar a sequência de votação para a população, o processo de votação é sigiloso e seguro, mas muitas pessoas têm dúvidas de como votar por se tratar de vários candidatos, sendo um total de cinco postulantes para completar a votação.
   
Para evitar que alguns eleitores empanque na cabine de votação ou se esqueçam dos números dos seus candidatos na sequência que deverão aparecer, é importante que o eleitor considere a velha prática, os chamados santinhos, que são os números e nomes dos candidatos anotados, isso pode ajudar a esclarecer as principais dúvidas na hora da escolha dos nomes dos candidatos no domingo, das 8 da manhã às 17 horas, horário de Brasília.

Outra questão que deve ser lembrada é que, os eleitores precisam apresentar um documento de identificação oficial com foto, além do titulo de eleitor, apesar do processo democrático, o voto é obrigatório para quem tem de 16 a 70 anos e esteja em dia com a justiça eleitoral. Para quem tiver mais de 70 anos, é opcional. Grávidas, mães em fase de amamentação, idosos, portadores de necessidades especiais e enfermos, policiais, bombeiros em serviço, promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral, o juiz eleitoral dos Tribunais Eleitorais e seus auxiliares de serviço, os candidatos, têm prioridade na hora da votação.

Muitas pessoas têm dúvidas de como será a ordem de votação, será da seguinte forma: A primeira escolha que aparece na urna é para Deputado Estadual com cinco números, o segundo voto é para Deputado Federal, com quatro números, o terceiro voto é para Senador com três números, o penúltimo voto é para Governador, com dois números e por último, o voto é para Presidente da República, também com dois números.

O 1º turno das eleições de 2014 irá ocorrer no dia 5 de outubro e caso os candidatos a Governador e Presidente, não consigam 50% + 1 dos votos, a disputa segue para o 2º turno marcado para o dia 26 de outubro, nos mesmos horários das 8h e término às 17h. Mais informações quanto ao transporte de passageiros ou assuntos relacionados nos Cartórios Eleitorais mais próximos ou com funcionários oficiais, para evitar que terceiros tirem proveito dos indecisos.

Restrições: no dia da votação, os candidatos ficam impedidos de transportar eleitores, fornecer alimentação, bebidas com teor alcoólico, distribuir qualquer tipo de benefícios, ou até mesmo material de campanha, a chamada boca de urna, que induza o eleitor na hora de votar, cabe a Justiça Eleitoral fiscalizar e fornecer alimentação apenas em caso de absoluta carência de eleitores da zona rural. Se os transportes disponibilizados pela administração pública forem insuficientes, à justiça poderá requisitar veículos particulares. Quem desobedecer às normas ficará sujeito às penalidades da lei com punições que vai desde multas até 6 anos de prisão, caso sejam condenados.

SECOM/PMC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário