segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Participação popular: Paraíba abre plebiscito nesta segunda dia 01 de setembro



Começa nesta segunda feira dia (01/09), no estado da Paraíba, o plebiscito popular que trata da realização da Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma Política. Serão espalhadas urnas nos diversos municípios paraibanos, com o objetivo de captar pelo menos 300 mil votos favoráveis à proposta apresentada. A votação começa nesta segunda (01), com inicio das 8 às 17 horas e vai até domingo dia 7 de setembro.

Em Cacimbas, interior do estado, a Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região- CAMEC, juntamente com os líderes comunitários, em parceria com algumas escolas e agentes comunitários de saúde, estão se mobilizando para propagar as informações do referendo, através das redes sociais, reunião dos associados, nas feiras livres, secretarias municipais e demais espaços públicos.

Maria do Céu é agente comunitária de saúde e presidente da associação comunitária do Sítio Lagoa do Campo no município de Cacimbas- PB, Segundo ela, é muito importante à participação popular na tomada de decisões, quanto à reforma na constituinte brasileira. “Nós da comissão, estamos nos mobilizando para divulgar as informações na Rádio local, e tornar público através de reuniões e anúncios nos lugares de maior circulação de pessoas”, relatou a líder.

Para José Cardoso, (Deda Cardoso), presidente da associação comunitária do Sítio São Gonçalo, a princípio a notícia causou espanto em algumas pessoas e até rejeição, ele acredita que a desconfiança faça parte da natureza humana e possa está associada à falta de informação necessária para uma visão mais politizada e participativa.

Por se tratar de uma ação voluntária, talvez as pessoas não dê a atenção que merece, apesar de ser um processo sério como se fosse uma eleição para qualquer cargo, destas que estamos acostumados participar, nós vamos insistir, se as coisas não mudam às vezes a culpa não é dos políticos e sim nossa que não participamos das decisões, o povo unido pode mudar muitas coisas”, destacou José Cardoso.

Segundo a Comissão Municipal do Plebiscito Popular, a intenção é captar pelo menos 1000 mil votos nos locais de votação que serão espalhados nas escolas, associações, feiras livres, mercados públicos, igrejas, secretarias, Praças, Prefeitura e demais entidades. O voto é secreto, no ato da votação o eleitor marca a cédula com um X, respondendo Sim, se for a favor da reforma e Não se for contra. Lembre se de levar qualquer documento oficial com foto.
Atualmente a população de Cacimbas passa dos sete mil habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- IBGE, com pouco mais de cinco mil votantes.

Por: Olavo Silva   

Nenhum comentário:

Postar um comentário