domingo, 7 de setembro de 2014

Escolas se juntam e realizam desfile cívico neste domingo dia 7 em Cacimbas PB



A escola Estadual Pedro Terto da Cunha, Escola de Ensino Infantil Francisca Mari da Silva e a Escola Municipal Tertulino Cunha, localizadas em Cacimbas no interior da Paraíba, realizaram um desfile cívico de forma simples, pelas principais ruas e avenidas da cidade na manhã deste domingo dia 7 de setembro, data em que se comemora o dia da independência do Brasil.

Na frente das escolas, foram hasteadas as Bandeiras do Brasil, Paraíba e a do Município de Cacimbas, os alunos perfilados cantaram, juntamente com os professores, o Hino Nacional Brasileiro em homenagem a nossa Pátria.

Alunos das instituições de ensino, que fazem parte da Banda Fanfarra do Projeto “Mais Educação”, estadual e municipal, sob a coordenação do Monitor Tálison Tavares, ficaram afrente do desfile. Professores e demais funcionários acompanharam a movimentação dos estudantes, que conduziram as Bandeiras da Paraíba, Brasil e do Município, além de faixas, em homenagens a Independência do Brasil.

Apesar das dificuldades, outras escolas municipais também fizeram apresentações cívicas nesse dia, a exemplo da João Heleno de Maria no Sítio Monteiro, Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião e Joaquim Cassiano Alves na Comunidade de Serra Feia. 


História: Breve resumo sobre a História da Independência do Brasil diante de Portugal

A Independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro do ano de 1822. Com o fim do Brasil Colônia, Portugal deixou de comandar esse país. Dom Pedro I foi o responsável pela proclamação da república diante das margens do Rio Ipiranga no estado de São Paulo.

Dentre os principais motivos da Independência do Brasil estavam: a vontade da maioria da elite política brasileira de ter sua própria autonomia, insatisfação com o desgaste do sistema econômico por conta dos altos impostos arrecadados por Portugal, vontade de liberdade das explorações exercidas por Portugal sobre o Brasil, dentre outros.

Dom Pedro I, insatisfeito com as formas de exploração e diante da pressão da elite política brasileira, não aceitou as ordens e determinações enviadas pela Coroa Portuguesa, as quais exigia que ele voltasse imediatamente para Portugal. Com a recusa do Príncipe em 9 de janeiro de 1822, esse dia ficou conhecido como o Dia do Fico. Temendo uma invasão do governo português, D. Pedro I começou a organizar documentos, realizar assembleias constituintes, bem como preparar as tropas de guerra, com o objetivo de apressar o processo de independência do Brasil.

E assim se fez no dia 7 de setembro, as margens do Rio Ipiranga, D. Pedro gritou: “Independência ou Morte!”. Com a coroação de D. Pedro I em dezembro de 1822, houve muitas revoltas dos portugueses, apesar de Portugal reconhecer a Independência do Brasil, cobrou uma indenização bastante alta para poder legalizar todo o processo.




                                                                                                        
 
                                                                                                              SECOM/PMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário