terça-feira, 2 de setembro de 2014

Equipe da Saúde realiza campanha nas escolas, contra Hanseníase e Verminose

Imagem ilustrativa da internet, Campanha do Ministério da Saúde


A Secretaria de Saúde do município de Cacimbas, interior da Paraíba, realizou campanhas educativas em algumas escolas da referida cidade, para informar os estudantes e professores sobre as doenças Hanseníase e Verminose. Hanser+Geo, A campanha foi lançada em agosto deste ano pelo Ministério da Saúde.

A Escola Municipal Tertulino Cunha, recebeu a visita da coordenadora epidemiológica do município, Aniely Ramos, na última terça feira (26), onde os alunos com idades entre 5 a 14 anos foram avaliados pela profissional de saúde e sua equipe. O mesmo procedimento aconteceu na Escola Estadual Pedro Terto da Cunha no dia (28) e na Escola de Ensino Infantil Maria Francisca da Silva, nesta segunda feira (01).

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. O sintoma mais fácil de reconhecimento é por manchas esbranquiçadas, avermelhadas, rosadas e amarronzadas em qualquer parte da pele com perda ou alteração de sensibilidade.

Na mobilização, os profissionais da saúde orientaram os professores e alunos para tratar as doenças e conhecer casos suspeitos de hanseníase. Para essa campanha, os pais receberam uma ficha para ser preenchida, contendo informações sobre a doença. Casos suspeitos estão sendo avaliados e encaminhados para dermatologista. Caso o diagnostico seja positivo, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Arquivo de Aniely- Créditos Face Book

“Nos casos suspeitos é importante que o paciente procure a Unidade de Saúde, porque, após a avaliação médica, haverá o encaminhamento para um dermatologista que dará o diagnóstico e se for confirmado algum caso de hanseníase, o SUS oferece a medicação gratuitamente”, disse a coordenadora.   
A geo-helmintíase, conhecida como verminose, não impõem risco imediato de morte, mas pode causar morbidade e comprometer o desenvolvimento da criança. Os pais que não estiveram de acordo com o medicamento utilizado (Albendazol), devem assinar o termo de recusa e encaminhar a direção das escolas, para que estas repassem para a Secretaria de Saúde, isentando-a de qualquer responsabilidade, já os alunos autorizados, recebem o medicamento o na própria escola ou nos postos de atendimentos.

O Ministério da Saúde autorizou o uso do medicamento mesmo sem a realização de exames médico, o objetivo maior da campanha é a eliminação destes problemas de saúde pública, ou até mesmo uma redução drástica da carga dessas doenças, por meio de campanhas educativas de conscientização do público alvo.

A coordenadora aproveitou a ocasião para falar da importância de se manter a caderneta de vacinas atualizada e ressaltou sobre os casos de hepatite existentes no município, bem como, lembrou sobre a 2ª etapa da vacinação contra o vírus HPV, que se intensificam nas Unidades de Saúde, neste mês de setembro, as doses são destinadas para adolescentes do sexo feminino com idades entre onze e treze anos de idade. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto.


SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário