sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Educação de Cacimbas-PB, sobe 0,3 pontos nos últimos dois nos revela o IDEB



Dados estatísticos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB 2013, divulgados pelo MEC esta semana, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, releva os resultados referentes à qualidade educacional de todos os municípios brasileiros. Em Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, os números passaram de (3,5 para 3,8), a meta nacional é de 3,4.

O aumento de (0,3) pontos percentuais deixou alguns educadores satisfeitos, porem, outros acreditam que os números são insuficientes para se comemorar, pois acreditam que serão necessárias outras medidas com mais investimentos, incentivos e reformas educacionais, a fim de garantir a permanência dos estudantes na escola, evitando o abandono com aprovação de qualidade para os estudantes, com foco na valorização profissional, com formação continuada e salários mais dignos.

O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo governo federal desde 2007, para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, esse instrumento avalia o desempenho dos alunos nas séries/ anos adequados as suas idades e também os resultados da Provinhas Brasil, Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática, os índices de aprovação, frequência escolar e outros dados estatísticos.

O Secretário Municipal de Educação, José Diraldo Gomes avalia o aumento como positivo e atribui o crescimento ao compromisso dos educadores somados aos programas e investimentos que vem sendo feitos na educação, dentre os quais ele destaca: Atleta na Escola, Mais Educação, Alfabetização na Idade Certa, os recursos financiados pelo PDE e PDDE Interativo, alimentação escolar, livros didáticos, compras de equipamentos e aquisição de materiais, fardamento para alunos e professores, dentre outros.

A cidade de Cacimbas fica localizada na região da Serra do Teixeira, distante a 300 km da capital João Pessoa e possui uma população de 7.075 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- IBGE. A o todo são doze unidades educacionais da rede pública municipal e a meta projetada para 2019 e de 4,0, segundo o INEP. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. 

Por: Olavo SilvaParte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário