quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cacimbas, PB: Secretaria de Agricultura promove capacitação para agricultores



Aconteceu na tarde desta terça- feira (23/09) na Escola Municipal João Heleno de Maria, na comunidade do Monteiro (Cacimbas - PB), uma capacitação para famílias de agricultores, para explicar sobre o programa do garantia safra 2014/2015 e apresentação das ações já realizadas no município através da secretaria em parceria com a Prefeitura.

O secretário Edilson Silva Nascimento, aproveitou para divulgar algumas ações já desenvolvidas no município e tratou do tema de habilitação rural para as famílias que moram em condições precárias ou que não possui casa própria, que segundo levantamento das agentes comunitárias de saúde, as unidades habitacional chega a 250 moradias a serem construídas, ele falou também do programa de documentação gratuita, além de destacar as políticas públicas que visam apoiar e fortalecer a agricultura familiar do homem do campo.

Outras ações foram divulgadas a exemplo das campanhas de vacinação contra aftosa e raiva gratuitamente, mobilização, regularização das propriedades rurais ITR, distribuição de ração animal para os rebanhos bovinos, projeto barraginha, distribuição de sementes, compra de milho subsidiado na CONAB- Patos, adesão ao garantia safra, ampliação e a contra partida da Prefeitura para 642, beneficiados com 850,00 cada um, com aporte da Prefeitura no valor de 25 mil reais. 

Foram também realizadas recuperação das estradas vicinais, através das maquinas do PAC2, reabertura do escritório da EMATER, implantação da Casa do Agricultor no Distrito de São Sebastião, cortes de terra, abastecimento de água, construção de cisternas, açude no Sitio Dois Umbuzeiros, perfuração de poços, barreiros e o grandioso programa Cidadania Popular. Os participantes perguntaram, interagiram e esclareceram suas dúvidas sobre outros programas sociais.

Em um segundo momento, Edilson falou do garantia safra 2014/2015 e explicou os critérios exigidos pelo programa para as novas inscrições que acontecem nesta localidade durante todo o dia desta sexta feira 26. O secretário pediu que os agricultores levem a documentação necessária e alertou para a importância do fornecimento correto das informações para serem inseridas no sistema, evitando bloqueios e transtornos futuros.

Ele respondeu os questionamentos feitos pelos participantes sobre o abono da Bolsa Estiagem, e espera que os pagamentos do garantia safra de 2013 seja liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, até novembro deste ano. Essas mesmas informações estão sendo apresentadas em outras comunidades do município. Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto.


                                                                                                            SECOM/PMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário