sábado, 6 de setembro de 2014

Acontece neste domingo dia 7 em Cacimbas, as eleições do plebiscito popular

Foto: durante votação do plebiscito no Quilombo de Serra Feia de Cacimbas


Acontece neste domingo 7 de setembro em Praça pública na cidade de Cacimbas, com pouco mais de 7 mil habitantes, a votação popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro. O referendo acontece desde segunda dia 1º e se amanhã às 17 horas. A meta do movimento é captar pelo menos 300 mil votos em toda a Paraíba.

O vota é secreto e as pessoas precisam apresentar um documento oficial com foto, as cédulas contem duas alternativas, onde os participantes do processo podem escolher e marcar com um (x), uma das alternativas, dizendo SIM, caso seja a favor de mudanças na constituinte, e NÃO, se for contra as alterações na Lei. Segundo os organizadores do referendo, pessoas da região do Distrito de São Sebastião, já fizeram sua parte.

Para Maria do Céu, que é Agente Comunitária de Saúde e Presidente da Associação Comunitária do Sítio Lagoa do Campo de Cacimbas, ficar de fora só reclamando das situações e dos políticos não adianta, ela defende a participação popular nas lutas pacíficas na tomada de decisões, a líder reconhece as dificuldades e a falta de apoio na realização do ato público, mas acredita que haverá uma grande participação.


Maria do Céu e Luciana Barbosa, destacam a boa vontade de alguns parceiros voluntários, que deixam suas obrigações para se envolver na mobilização, para ela, o plebiscito é algo importante, que dar a chance das pessoas participarem de forma livre das decisões do país, Céu, reconhece os desafios e confessa que por conta da equipe ser pequena e outros não se envolver como deveriam, deixou a coordenação limitada em relação às articulações na região de Cacimbas.

“Agradeço aos parceiros pela boa vontade, aos nossos apoiadores, representantes do poder público municipal, que mesmo não tendo obrigações com o evento, estão ajudando com transportes para a equipe, peço que as pessoas ajudem na divulgação e desde já agradeço a todos, contamos com a participação da população cacimbense neste domingo dia 7, na Praça Pública em frente à Igreja católica, para votar”, finalizou a líder.

Por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro. O movimento teve início em toda a Paraíba na segunda 01/09, e se encerou neste domingo dia 7 de setembro, o objetivo é captar pelo menos 300 mil votos favoráveis em todo o estado.  Voluntários dos movimentos organizados, a exemplo de associações, igrejas, sindicatos e ONGs, se mobilizaram para realizar as mobilizações durante toda a semana, em diferentes espaços públicos de grande circulação de pessoas.

Dentre as principais propostas de modificações nas leis estão: redução no número de parlamentares, obrigatoriedade para os políticos declarar seus gastos com campanhas, inclusão de mais mulheres e demais grupos considerados minoritários na política, dentre outras.

Os organizadores estendem os votos de agradecimentos aos participantes, que procuraram os locais de votação para exercer sua cidadania, e destacam o empenho dos que acreditam que para avançar nas mudanças, não basta ficar de fora reclamando, é preciso ter sensibilidade e se envolver nos processos. Parabéns em especial aos voluntários que deixaram seus afazeres e se dedicaram dia e noite para que o pleito acontecesse.

Por: Olavo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário