quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Presidenciável: Eduardo Campos PSB, morre em acidente aéreo em São Paulo



Créditos da foto de Olavo Silva durante discurso
do candidato em Patos PB, no último sábado (09).



O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, que completou 49 anos no último domingo (10), dia dos pais, morreu em um acidente com um avião por volta das 10h desta quarta-feira (13) em Santos (72 km de São Paulo). O avião modelo Cessna 560XL, prefixo PR- AFA, vinha do Rio de Janeiro e tinha sete pessoas a bordo, equipe do Corpo de Bombeiros confirmou que não houve sobreviventes.

Além de Campos, morreram os dois pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Gomes e Silva, além de Pedro Valadares Neto e Marcelo Lira. Na hora do acidente, chovia muito e os ventos eram bastante fortes na região onde aconteceu a fatalidade com os tripulantes. 

A candidata à vice, Marina Silva, não estava na aeronave. A ex-ministra do Meio Ambiente embarcaria com Campos no Rio, mas acabou viajando para São Paulo com assessores em outro avião. Campos tinha uma entrevista marcada nesta quarta com uma emissora local e não houve mais contato com o candidato após as notícias do acidente. Coincidentemente o socialista morreu na data do aniversário da morte do seu avô, Miguel Arraes que faleceu em 13 de agosto de 2005.

Relembre um pouco da trajetória política do socialista Eduardo Campos

Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco onde alcançou 86% de aprovação dos pernambucanos, tinha compromissos de campanha no litoral paulista nesta quarta. O avião decolou às 9h do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e pousaria na Base Aérea de Santos, no Guarujá (86 km de São Paulo). No Rio, Campos concedeu entrevistas à TV Globo e à GloboNews na noite de ontem.
 
Foto de arquivo da família Campos: créditos da internet 
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião pertence à AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. e estava com a documentação e manutenção em dia. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente", diz a nota, assinada pelo brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Eduardo Henrique Accioly Campos era casado e tinha cinco filhos. Ele teve uma carreira de sucesso na política pernambucana, chegou a ser ministro e tentava a Presidência da República. Formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1985. Neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, ele começou a militância política, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Em 1986, participou ativamente da campanha que elegeu para o Governo de Pernambuco o seu avô. Ele entrou no PSB em 1990, onde permaneceu até sua morte quando foi eleito deputado estadual. 

Quatro anos depois, chegou ao Congresso Nacional, mas não chegou a assumir, ficando no Estado nos cargos de Secretário da Fazenda entre 1995 e 1998. Em 1998, voltou a vencer a disputa para Câmara, sendo o mais votado do Estado (173 mil votos). Em 2002, fez campanha para o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. No Congresso, Eduardo Campos destacou-se como articulador do Governo Lula. 

No ano seguinte, tomou posse como ministro de Ciência e Tecnologia. Em 2005, Eduardo Campos assumiu a presidência nacional do PSB, onde permanecia até o acidente desta quarta-feira (13). Em 2006, numa disputa acirrada, venceu a eleição para o Governo de Pernambuco. Em 2010, disputou a reeleição e obteve a vitória no primeiro turno com mais de 82% dos votos válidos.

Redação com UOL de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário