segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Moradores do novo conjunto Habitacional de São Sebastião vão até Teixeira PB pedir da ENERGISA as ligações de energia elétrica das suas residências



Cerca de vinte famílias residentes no novo conjunto Habitacional do Distrito de São Sebastião de Cacimbas paraíba, se reuniram na manhã desta segunda feira (18) e foram até a cidade de Teixeira cobrar da ENERGISA a ligação da energia elétrica de suas respectivas casas, que estão sendo ocupadas desde a sexta- feira 08/08.

Empresa fornecedora, já realizou a extensão da rede de transmissão falta agora fazer a ligação dos postes, até as casas que já se encontram quase prontas. O secretário de Agricultura do Município, através da Prefeitura e da secretaria de transportes disponibilizou um veículo e fez questão de acompanhar as famílias para protocolar cada pedido.

Segundo o atendente José, a data máxima estipulada para o fornecimento de energia elétrica que faz parte do projeto luz para todos, é de até cinco dias úteis após as solicitações, podendo esse prazo ser reduzido para três dias, por se tratar de uma ação coletiva movida pelos moradores. O senhor Wilson que tem 8 filhos, ficou maravilhado com a notícia, e elogiou a forma como ele, e os demais moradores foram bem atendidos.

Maria Odete e Marlene da Conceição têm crianças pequenas, que dependem diariamente de nebulização, para elas os dias de sofrimento está contado. O atendente as orientou a procurarem um médico para conceder um atestado que comprove essa necessidade, para que em eventual caso de atraso no pagamento das faturas a energia dessas residências deverá ser mantida ligada de acordo com a lei.

“É muito complicado viver no escuro, agente se vira como pode usando velas, lanternas e fogueiras em algumas residências, comidas e outros alimentos que poderiam ser conservados em geladeira se perde, é ruim sem televisão, rádio e outros equipamentos elétricos”, relatou a domestica Michele Bezerra.

Os moradores foram informadas que ao receberem a primeira fatura, poderão procurar a empresa munidos de documentos pessoais e do cartão do Bolsa Família para ter direito aos descontos em suas contas de luz, por serem consideradas de baixa renda e estarem incluídas em programas sociais do governo federal.

A prefeitura de Cacimbas disponibilizou um ônibus para transportar os alunos até a escola em São Sebastião, e está abastecendo as residências por meio de carro pipa, as famílias estão satisfeitas com as novas moradias. Edilson estuda uma forma de mobilizar outras famílias do Distrito e da cidade para também conseguirem a iluminação de suas novas habitações.

“Mesmo o fornecimento de energia não sendo atribuição da Prefeitura, porque dependemos da ENERGISA que é empresa particular, nós enquanto gestores estamos nos esforçando, para garantir o mínimo de dignidade a essas pessoas que já sofreram muito na vida, em breve estaremos conseguindo uma cisterna para cada moradia, o que vai melhorar a qualidade de vida de cada morador”, Revelou Edilson.

A líder comunitária Leandra Farias, representante das comunidades quilombolas dos Sítios, Chã e Aracatí de Cacimbas, esteve a frente do movimento e ficou otimista com os resultados. Ela ressaltou a assistência básica ofertada pelo poder público municipal e comentou sobre a importância da consciência política das pessoas que se organizam através de grupos em busca de seus direitos, mas também precisam ter a certeza de suas obrigações sociais.   


                                                                                                               SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário