quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Marina superará os 9% de Eduardo se for indicada para a vaga deixada por ele



Vários marqueteiros têm se manifestado no País, ante a possibilidade de Marina Silva substituir Eduardo Campos na disputa pela Presidência. A maioria deles, até onde se pode observar, sinaliza para um crescimento dos percentuais do PSB na disputa, talvez já acima daqueles que vinham sendo ostentados por Campos.

O baiano Carlos Martins, do Dataqualy, por exemplo, ao ser ouvido pela Revista Época, afirmou que “se Marina for confirmada como candidata, ela só precisará de, no máximo, dez dias para superar os 9% que Eduardo tinha na última pesquisa Ibope”. Ele prevê mais: “A exposição da tragédia será muito grande e vai provocar uma comoção nacional”.

Quem mais perderia crescimento de Marina acima do percentual de Eduardo? Essa é outra pergunta recorrente de difícil prognóstico. Mas, é previsível que ela cresça em eleitorado do Sul e Sudeste, talvez em cima de Aécio Neves, e avança em setores mais de esquerda que, por falta de opções, vinha votando em Dilma. Nesse caso, a presidente perde.

Ainda é cedo para avaliar, até porque Marina tem resistido em falar sobre candidatura. Mas, será inevitável nos próximos dias esse debate ganhar a pauta nacional. Sabe-se que setores do PSB mais conservador resistem ao nome de Marina, e talvez ela tenha que fazer algumas concessões para o partido abraçar sua candidatura.

O certo é a superexposição na mídia colocará o PSB no epicentro das atenções. E o partido pode se beneficiar dessa conjugação favorável, nos pós-operatório de uma tragédia. O PSB tem dez dias para anunciar o candidato a presidente no lugar de Eduardo Campos.

VITRINE DO CARIRI
Helder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário