sábado, 9 de agosto de 2014

Fim de Prazo: Prefeituras que não acabarem com os lixões serão processadas




O Ministério Público da Paraíba informou nesta sexta-feira (8) que vai processar as prefeituras que não estiverem cumprindo a Lei 12.305, de 2010, que pôs fim aos lixões a céu aberto e criou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A Paraíba tem 210 cidades que não aderiram à lei. Gestores municipais poderão ficar inelegíveis, serem multados ou até mesmo presos.

Conforme o MPPB, as prefeituras que deixar de cumprir as determinações, poderá responder por crimes contra o meio ambiente, de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa, por meio de ações cíveis, administrativas, criminais e fiscais. As multas vão de R$ 5 mil reais a 5 milhões.

Os prefeitos estão com dificuldades de cumprir as exigências do MPPB e alegam falta de recursos financeiros suficientes para elaborarem seus planos e construírem aterros sanitários em seus respectivos municípios, muitos estão optando por consórcios a fim de adiantar os trabalhos e diminuírem as despesas.

O procurador-geral de justiça do MPPB vai fazer na próxima semana uma recomendação a todos os promotores de Justiça com atuação na área do meio ambiente do estado para que instaurem inquérito civil público com o objetivo de identificar a real situação de cada município paraibano no que diz respeito ao cumprimento da Lei 12.305, cujo prazo de implantação do plano terminou no sábado (2). As medidas para cobrar o cumprimento da lei foram definidas no final da tarde dessa quinta-feira (7).

REDAÇÃO COM VITRINE DO CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário