quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Economia: Senado aprova projeto que autoriza descontos em compras à vista



O Senado aprovou ontem projeto que permite a cobrança de preços diferentes nas compras feitas em dinheiro ou por meio de cartão de crédito. A votação do projeto gerou polêmica entre os senadores. Entidades de proteção ao consumidor são contrárias à medida e vão se mobilizar para reverter o resultado na Câmara dos Deputados. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa é favorável ao projeto.

A atual legislação veda a cobrança de preços mais baixos quando o consumidor paga à vista, mas o projeto abre caminho para que os comerciantes fixem valores mais altos no pagamento no crédito. O projeto segue para análise da Câmara. Se for aprovada, a proposta vai sustar os efeitos de uma resolução do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, fixada em 1989, que proíbe ao comerciante estabelecer diferença de preço quando o pagamento ocorrer por meio de cartão de crédito. A votação foi simbólica, sem o registro dos votos dos senadores no painel.

A mudança permite que o comerciante cobre preços diferentes no mesmo produto, de acordo com a forma de pagamento do consumidor. Se pagar em dinheiro, ele fica autorizado a conceder desconto. O projeto não deixa claro se o desconto poderá ser também oferecido quando o pagamento ocorrer com cartão de débito, ou se o desconto ocorrerá apenas nas compras em dinheiro.

Câmara de lojistas apoia medida

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Eronaldo Maia, afirmou que o projeto aprovado no Senado torna a compra mais transparente. “O consumidor vai saber o preço real do produto à vista, pois terá o desconto da taxa que se paga quando se usa o cartão de crédito. Ele vai ficar bem informado e saber pelo que está pagando. Os lojistas aprovam essa medida e acredito que seria bom tanto para eles quanto para consumidores”, disse.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário