domingo, 24 de agosto de 2014

CAMEC e entidades parceiras realizam a 1ª feira agroecológica no Sítio Monteiro



A Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região- CAMEC, em parceria com outras instituições não governamentais, realizou na tarde deste domingo (24), a 1ª feira agro ecológica na comunidade do Sítio Monteiro de Cacimbas, Paraíba. Agricultores familiares tiveram a oportunidade de expor e comercializarem uma diversidade de produtos orgânicos produzidos nos arredores de suas residências.

O projeto acontece em parceria com a Escola Municipal João Heleno de Maria, Secretaria de Agricultura, Associações Comunitárias, CEPFs, UAMD, Ação Social, CAAF, FAAS, dentre outros, e tem como objetivo incentivar os agricultores a produzirem seus alimentos de forma natural e saudável, sem o uso de agrotóxicos. Estiveram presentes, representantes das escolas Joaquim Cassiano Alves, Agostinho Justo de Souza, Secretaria da Juventude, os Vereadores Antônio de Pádua, Geraldo Alves e populares. 

Para Kaliane Santos e Rozânia Tomás, ambas, representantes da CAMEC, o momento superou as expectativas, sendo apropriado para as famílias mostrar a satisfação de poderem permanecer em suas propriedades e divulgarem de forma maciça suas potencialidades, o que segundo elas, serve de motivação e de exemplos para outras pessoas resgatarem a agricultura familiar sem veneno, com produtos de qualidade a baixo custo.

Apesar das dificuldades por conta do longo período de estiagem, os moradores contam com cisternas de placas e recebem as orientações técnicas necessárias de como aproveitar bem os espaços e os poucos recursos hídricos disponíveis, de forma racional, eles apreendem também novas técnicas de como combater os predadores, bem como, aumentar a produtividade.

A moradora aposentada do Sítio Monteiro, dona Severa de 76 anos, disse que o cultivo de verduras e hortaliças em seu quintal produtivo, é o seu passa tempo favorito, segundo ela, as atividades servem como terapia de vida, que lhe deixa muito satisfeita com o apoio que vem recebendo das organizações para cuidar do seu próprio negócio e complementar a renda.

Os vendedores locais e outros vindos dos municípios de Teixeira, Juru, Matureia, Desterro e Tavares, se sentiram otimistas diante da receptividade do público consumidor, que compraram todos os produtos por preços bem acessíveis, além de adquirirem saúde. As principais mercadorias apresentadas pelos feirantes foram: frutas, verduras, legumes, plantas frutífera e medicinal, ovos, leite, queijo, bolos, tapiocas, doces, caldo de cana, galinhas, temperos, além de produtos artesanais e o bazar solidário.

O Jornalista José de Anchieta, representante das CARÍTAS, veio da cidade de Patos para participar da 1ª feira agro ecológica e ficou surpreso com a diversidade dos produtos apresentados e a grande participação da população das várias localidades, ele fez uma reflexão sobre os valores da agricultura orgânica e chamou a atenção das pessoas para os riscos oferecidos a partir de alimentos transgênicos.

Um dos fatores mais preocupantes que dificulta a prática da agricultura familiar na região e a escassez de água por conta da seca, porém, o secretário de Agricultura do Município de Cacimbas, Edilson Silva Nascimento, avaliou a iniciativa da CAMEC e parceiros, como positiva e destacou os projetos e ações disponíveis na referida secretaria, como forma de incentivo para os criadores e produtores rurais. 


Os participantes também foram orientados, quanto ao manejo e destino correto dos resíduos sólidos e rejeitos (o lixo), diante das práticas de sustentabilidade social.

A feira é um espaço coletivo, onde pessoas simples, das mais diferentes camadas sociais se encontram e se confraternizam com suas práticas e conhecimentos populares. Os organizadores do evento ministraram palestras, exibiram vídeos documentários com novas experiências para os agricultores, expuseram banners, fizeram a distribuição de DVDs, panfletos e folhetos explicativos para os presentes.

Como forma de incentivo, também foi distribuída camisetas padronizadas e sacolas ecológicas de tecido entre os organizadores e fregueses participantes, houve o bingo solidário com premiação de cem reais, apresentação do grupo de dança da comunidade Poço do João de Desterro, apresentação cultural da escola local, o encerramento ficou por conta da apresentação do grupo musical, Pegadão do Forró.


  
















                                                         

 
    
                                                                                                           SECOM/PMC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário