sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Cacimbas, PB: Profissionais da Educação se reúnem para debaterem o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério; categoria propõem algumas mudanças

Profissionais do Magistério na Escola Tertulino Cunha durante assembleia
Reuniu-se na tarde desta sexta-feira (15) no salão nobre da E. M. E. F. Tertulino Cunha em Cacimbas interior da Paraíba, diversos profissionais do magistério, representados por professores, secretários, coordenadores pedagógicos, supervisores, Diretoras, advogada e o conselho do FUNDEB, para debater sobre o plano de cargos, carreira e salário dos Profissionais do Magistério.

A coordenação do encontro recepcionou os professores, exibiu vídeos motivacionais de reflexão, também foi exibido um documentário explicando a realidade da educação brasileira e o papel do professor frente ao atual cenário nacional. O presidente do FUNDEB, José Leônidas, facultou a palavra ao secretário Edilson Silva Nascimento, representante do poder executivo municipal.

Edilson elogiou a classe de professores e falou das dificuldades administrativas, sobre tudo, pela desunião dos profissionais em defender seus ideais independentemente de preferencias políticas, ele ressaltou a importância da união da classe em consonância com o Sindicato, Vereadores, o poder público e a sociedade civil organizada na busca das conquistas para a categoria.

Edilson Silva Nascimento- Sec. Agricultura
“Considero a classe de professores a mais esclarecida, e por isso, essa deve ser a mais organizada para lutarem por aquilo que acreditam sem medo de perseguição, nem sempre os políticos se sensibilizam pelos anseios das categorias e que as mudanças só acontecem a partir das lutas das classes”, pontuou Edilson.

O Plano Municipal de Educação foi apresentado com suas diretrizes e debatido com a categoria. A assessora Jurídica, Drª Polyana Guedes justificou sua saída do Sindicato de Cacimbas e lembrou as conquistas trabalhistas que obteve durante o tempo que esteve à frente do órgão. Segundo ela, o prefeito Léo Terto, tem interesses em apoiar os servidores com reajustes salariais dignos e melhores condições de trabalho, desde que não haja prejuízos para o município nem para ele, enquanto gestor.

Polyana esclareceu as principais dúvidas dos participantes e destacou a importância da maioria dos educadores em buscar formação educacional continuada, numa forma de qualificação profissional. A advogada não descartou a probabilidade de se conceder um reajuste de 5% para os professores, já os mestrandos vão receber 15% de incentivos para continuarem em suas atividades, além das gratificações de difícil acesso que serão reajustadas.

“Na condição de advogada, peço a vocês que use do profissionalismo e do bom censo na hora de separar seus interesses de suas preferências políticas, a receita do município pode parecer alta, mas quando se tira as despesas e obrigações sociais com pagamentos, impostos e outras obrigações se notam a insuficiência de recursos para conceder reajustes e honrar as obrigações evitando prejuízos financeiros”, analisou a advogada.

Drª Polyana Guedes- Assessora Jurídica da PMC.
O presidente do SINSERC, Rogério Terto, falou das conquistas dos sindicalistas e lamentou a falta de compromissos dos sócios, que deixam tudo em sua responsabilidade o que para ele, se torna mais difícil de avançar nas novas conquistas das categorias. O professor Vamberto da Silva relatou sobre a importância do encontro, na ocasião ele parabenizou o presidente Leônidas pela iniciativa de reunir os professores democraticamente, para participarem das decisões que podem definir o futuro profissional de cada um.

Leônidas fez uma breve avaliação, onde considerou o encontro como o momento ideal para se esclarecer dúvidas, debater os principais desafios, corrigir alguns itens, incorporar outras vantagens no plano e falar de assuntos de interesses da categoria como: as licenças, férias, progressão, remuneração, gratificações, ajudas de custo dentre outros.

Parte dos professores decidiu por maioria em assembleia geral que o plano deverá ser encaminhado com urgência para ser apreciado pelo Prefeito, Secretário de Educação, Comissão do FUNDEB, setor Jurídico, setor de Contabilidade e para a Câmara de Vereadores para ser votado. Já outra parcela de educadores prefere que o Plano seja revisto e melhor analisado, antes de seguir para votação.

Com o reajuste repassado pelo Governo Federal no início deste ano no valor de 8,32%, atualmente os vencimentos mensais dos professores graduados é de 1.273,00 com carga horária exclusiva de 30 horas semanais, somados com as vantagens por tempo de serviços como os quinquênios no valor de 5% sobre o salário base, mais a ascensão de 20% para especialistas, além da ajuda de custo de difícil acesso para quem precisa se deslocar por mais de 3 km de distância.

Foto: a plateia e a baixo Vanberto da Silva e José Leônidas

Foto: José Leônidas,Polyana Guedes, Rogério Terto e a Plateia








.







Na sequência a tabela dos dados da situação atual dos profissionais da Educação Básica em Cacimbas:

CLASSES
NÍVEL I
NÍVEL II
NÍVEL III
NÍVEL IV
NÍVEL V
NÍVEL VI
P. DOUTOR – A2 e B
2.383,09
2.502,24
-
-
-
-
P. MESTRE – A2 e B
1.985,91
2.085,21
2.189,47
2.298,94
2.413,89
-
P. ESPECIALISTA – A2 e B
1.527,63
1.604,01
1.684,21
1.768,42
1.856,85
-
PROFESSOR – A2 e B
1.273,03
1.336,68
1.403,51
1.473,68
1.547,37
-
PEDAGOGICO – A1
903,85
949,04
996,49
1.046,31
1.098,63
-

A seguir confiram os nomes dos membros representantes do FUNDEB em Cacimbas Paraíba.
Representantes do Poder Executivo Municipal
Luiz Fernando de Barros Júnior
Gusman Sérgio Holanda de Araújo
Joscilene Farias da Cunha e Luiz Paulo da Cunha
Representantes dos Professores da Educação Básica
Olavo Silva Pereira e Claudevânia dos Santos Silva
Representantes dos Diretores da Educação Básica  
Fagnia Heleno da Silva Rodrigues e Tereza Silva Rodrigues
Representantes dos técnicos administrativos da Secretaria de Educação
José Leônidas Marques da Cunha e Juliana Ferreira Gonçalves
Representantes dos pais de alunos da Educação Básica
Fábio Júnior Marques Pereira
Gersicleide dos Santos Cassiano e Geiza da Cunha Alves
Representantes dos estudantes da Educação Básica
Willas Alexandre do Carmo, José Aguiar Rosa do Carmo Lima,
Silvana de Souza Santos e Josilene Nunes de Souza
Representantes do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente
Auriente Venâncio de Holanda e Delani Nascimento da Cunha
 Representantes do Conselho Municipal de Educação Básica
Edilson Silva Nascimento e Maria Luciete Marques da Cunha

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário