sexta-feira, 11 de julho de 2014

Secretaria de Saúde de Patos realizou 4 mil testes de DSTs no 1º semestre 2014




A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE vem intensificando cada vez mais o trabalho de tratamento e de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis- DSTs, no primeiro semestre de 2014, o serviço realizou cerca de 4 mil procedimentos de testagem rápida dos vírus HIV, Hepatites Virais B e C, e VDRL (sífilis).

De acordo com a coordenadora do CTA, Fátima Salomão, os números mostram que as pessoas estão mais conscientes em relação à importância de realizar os exames. “Isso mostra que a nossa cultura já está mudando e que as pessoas estão procurando se cuidar e se prevenir de forma espontânea”, relatou a coordenadora.

Na sede do CTA/SAE os atendimentos são oferecidos para demanda espontânea e para aqueles pacientes já portadores de alguma doença viral. Aconselhamentos, exames, terapia individual, terapia de antirretrovirais, palestras educativas, distribuição de preservativos, orientação aos pacientes, visitas domiciliares, são alguns dos diversos serviços oferecidos semanalmente.

O CTA/SAE também trabalha com ações educativas e preventivas nas escolas, nas ruas, no comércio, nas empresas, em praça pública, ou em qualquer repartição que solicitar os serviços. A equipe multi-profissional é capacitada para atender as pessoas que procuram atendimento, seja da cidade de Patos ou das cidades circunvizinhas. O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE está localizado à Rua João Soares, 117, bairro Brasília, na cidade de Patos- PB.

Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário