sábado, 12 de abril de 2014

Programa Mais Médicos na etapa final com 245 profissionais em 169 cidades



O Ministério da Saúde divulgou nessa sexta-feira (11), a lista dos últimos municípios paraibanos que serão contemplados com o Programa Mais Médicos. No total, são cinco municípios, com 11 médicos brasileiros: Soledade (3), Cajazeiras (4), Cabaceiras (2), Jacaraú (1) e Santa Cruz (1).

“Estes municípios se inscreveram no 5º Ciclo do Mais Médicos, aberto, excepcionalmente, para atender as demandas das 19 cidades que ainda faltavam. Destas, se inscreveram somente oito e só apareceram profissionais interessados em trabalhar em cinco municípios. Com isso, o Mais Médicos chega ao final, totalizando 245 médicos em 169 municípios”, explicou a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria Felício.

Nos próximos dias 14, 15 e 16, a SES promoverá uma formação para 20 médicos cubanos, do 4º Ciclo do Mais Médicos. A capacitação ocorrerá no Hotel Caiçara, em João Pessoa, das 8h às 17 h. De acordo com a programação, no primeiro dia serão abordados temas como Atenção Básica, Curso de Especialização em Saúde da Família e terá ainda uma conversa com um médico, professor da UFPB.

No segundo dia, pela manhã, será apresentado o Telesaúde e à tarde o assunto será vigilância em saúde, quando serão apresentados os principais agravos e doenças mais comuns no Estado. No terceiro e último dia, os secretários de saúde municipais contemplados farão uma apresentação dos seus municípios e, em seguida, viajarão com os médicos que conhecerão os locais onde vão trabalhar.

Os municípios contemplados com os 20 médicos cubanos são: Santana dos Garrotes (1), São José de Princesa (1), Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI (7), Alagoinha (1), Cabedelo (1), Araruna (1), Caturité (2), Cajazeirinhas (1), Santa Cecília (1), Cubati (1), São Bentinho (1) e Triunfo (2).

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário