terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha Nacional de vacinação contra gripe começa nesta terça-feira 22/04

Imagem meramente ilustrativa- créditos da internet


No dia 22 de abril começa, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a mobilização tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza na população. O público-alvo representa, aproximadamente, 49,6 milhões de brasileiros.

No Rio Grande do Sul, a meta é imunizar cerca 3,3 milhões de pessoas. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram o grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno no ano passado, que são Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A população poderá recebê-la até o dia 9 de maio em qualquer posto do Sistema Único de Saúde (SUS), situados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e espalhados por todo o Brasil. No dia 26 de abril, acontece o Dia "D" de Mobilização Nacional. Todos os postos de saúde estarão abertos para vacinação.

Uma das novidades deste ano é o aumento do número de doses disponíveis para o Rio Grande do Sul. São mais de 3,8 milhões de doses para a imunização, o que representa um acréscimo de 700 mil em comparação com o ano passado. Em 2013, foram imunizadas 3 milhões de pessoas no estado.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Recomenda-se observar a pessoa imunizada, pelo menos, por um período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento. Não há efeitos colaterais. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Todos estes sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 22/04 a 9/05

Onde se vacinar: em qualquer posto do Sistema Único de Saúde (SUS), situados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e espalhados por todo o Brasil. Quem deve receber a vacina: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais

Cuidados simples podem evitar a contaminação:

Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Mantenha os ambientes ventilados. Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies. Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis. Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados. Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

VITRINE DO CARIRI
Com Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário