terça-feira, 3 de julho de 2012

Servidores da Justiça Eleitoral entram em greve na PB. Paralisação atinge Patos


Os servidores da Justiça Eleitoral da Paraíba deflagraram greve nesta segunda-feira (2). A paralisação, iniciada ao meio-dia, se inicia justamente na semana em que serão registradas as candidaturas dos políticos que irão concorrer às eleições municipais neste ano.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, o calendário eleitoral do estado pode ser sofrer alterações com a greve. A greve tem caráter nacional e também foi aderida nos estados de São Paulo e Mato Grosso.

Os servidores da Justiça Eleitoral reivindicam a aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Marcos Lopes explicou que a decisão de entrar em greve apenas nesta semana se deu por ser os últimos dias para o registro de candidaturas eleitorais. “Tendo em vista que a maioria dos partidos ainda vai realizar suas convenções esta semana, o calendário eleitoral pode ficar comprometido, prejudicando a realização das eleições municipais deste ano em todo o país”, comentou.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba informou que o comando de greve será recebido na presidência do órgão ainda nesta segunda para negociar com os servidores.

Ainda conforme Lopes, o estado da Paraíba conta com 70 zonas eleitorais e a principal delas, a 64ª, que receberá os registros dos candidatos a prefeito de João Pessoa, já se encontra sem atividades nesta segunda. “Recomendamos que todos os demais servidores das outras zonas também decidam aderir à greve”, completou o coordenador-geral.

O movimento reivindica aprovação do PL 6613/09, que trata do reajuste da categoria e tramita no Congresso Nacional desde 2009. Os servidores da Justiça Eleitoral, do Trabalho e Federal acumulam seis anos sem reajustes ou reposição das perdas inflacionárias, pois o último Plano de Cargos e Salários foi implantado em 2006.

Nesse período de seis anos, a inflação acumulada chegou a 41%, conforme dados do IGPM-FGV. Enquanto isso, os planos de saúde foram reajustados em 49% e a cesta básica em 60%. A greve é por tempo indeterminado, mas segundo Marcos Lopes a intenção é paralisar as atividades até a próxima segunda (9), quando acaba o prazo de registro de candidatos junto ao Tribunal Superior Federal (TSE).

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, antes de deflagrarem a greve nesta segunda, já haviam feito uma paralisação de advertência no último dia 27.

Do D1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário