sexta-feira, 27 de julho de 2012

HEPATITE C: SUS oferece novos medicamentos para combater a doença


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira dois novos medicamentos contra a hepatite C: o telaprevir e o boceprevir. Com esses medicamentos, a doença pode ser tratada em até 48 semanas. Vão ser beneficiados pacientes que estão mais vulneráveis ao agravamento da doença, ou seja, os portadores de cirrose e fibrose avançada.

É o que explica o diretor do departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa:

“A importância desses novos medicamentos para o combate da hepatite C é a introdução de novas alternativas especialmente para pacientes que já se encontram em um estágio de fibrose ou cirrose. Então, é uma possibilidade de cura para pessoas que se encontram dentro de um tipo da hepatite em estado avançado."

Os novos medicamentos para combater a hepatite C devem estar disponíveis para a população no início de 2013. Além de beneficiar os pacientes portadores de cirrose e fibrose avançada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que a expectativa é ampliar a oferta desses medicamentos para outros doentes de hepatite.

“Nós vamos trabalhar junto com a indústria farmacêutica para acelerarmos ao máximo a disponibilidade desses medicamentos para a população para que a gente possa cada vez mais ter a tecnologia de desenvolvimento desse medicamento e poder ampliar cada vez mais o acesso a esses medicamentos. "

A hepatite C é transmitida principalmente por meio de compartilhamento de objetos de uso pessoal, como alicate de unha e agulha, por exemplo. No Brasil, mais de um milhão de pessoas estão infectadas pela doença. A maior parte dos casos estão nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para São Paulo e Rio Grande do Sul.


Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário