sexta-feira, 20 de julho de 2012

Equipe de avaliadores do Ministério da Saúde vem a Cacimbas e elogia os serviços oferecidos a população


Equipe do Ministério da Saúde visitou a cidade de Cacimbas interior da Paraíba nesta terça feira (17/07/2012), onde foram recebidos pela Secretária de Saúde Patrícia Freire e sua equipe. O objetivo da visita é avaliar a qualidade dos serviços básicos ofertados á população.

A avaliação externa acontece nesta primeira fase a cada seis meses e após os resultados acontecem todos os anos e consiste no levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do programa. Buscará reconhecer e valorizar os esforços e resultados das EAB (Equipes de Atenção Básica) e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica as famílias.

A terceira fase da Saúde Mais Perto de Você: Acesso e Qualidade Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) consistem na avaliação externa, momento em que será realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ. Esta fase contará com apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa.

O resultado dessa avaliação poderá suspender os recursos, aumentar em 20, 60 ou atingir o teto máximo de 100% dos recursos para o município. A equipe de avaliadores elogiou a gestão e a equipe local e relatou ser esta a melhor cidade pela qual passaram até o momento. Os avaliadores enfatizaram ainda o fato da farmácia básica do município ser bem assistida superando até os municípios maiores que já visitaram.


A equipe ficou satisfeita com os resultados obtidos. A Secretária Patrícia Freires, aproveita a oportunidade para parabenizar as Equipes de Saúde da Família pelo empenho e destacou os avanços e conquistas elencando os desafios que precisam ser superados.

“Há ainda muito a fazer, porém foram conseguidos avanços significativos e os mesmo não seriam possíveis sem a capacidade e empenho de nossa equipe, destacou Patrícia freire”.

Fonte ASCOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário